Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Uma parceria em Portugal tem garantido a produção de um gel antisséptico à base de álcool diferente no combate à pandemia de coronavírus. É que o produto para desinfecção das mãos é feito a partir de aguardente de vinho.

A iniciativa é uma cooperação entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA). O produto será destinado prioritariamente ao Hospital José Joaquim Fernandes.

saiba mais

Sem quarentena, grupo de elefantes fica bêbado após comer vinho de milho na China

 

O gel desinfetante proveniente de aguardente – ingrediente essencial na produção do vinho do Porto – será formulado de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), coordenado pelo Departamento Técnico da Adega.

(Foto: Divulgação)

 

Sem riscos

O enólogo da ACVCA, Luis Morgado Leão, explica que o produto foi desenvolvido através de quantidades controladas de glicerina, peróxido de hidrogênio e água ardente vínica, “com os quais foi possível criar um gel antisséptico eficaz e que respeita as normas de qualidade e segurança”.

“Nesse momento, temos de ajudar o país. E, percebendo que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo estava com dificuldades em obter gel antisséptico, iniciámos de imediato os ensaios para a produção”, afirmou José Miguel de Almeida, presidente da Adega.

Segundo o Conselho de Administração da ULSBA, o consumo mensal de álcool desinfetante triplicou, enquanto a oferta do produto no mercado praticamente desapareceu.
Source: Rural

Leave a Reply