Navio carregado com soja para exportação no Porto de Santos (SP) (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O Brasil exportou na última semana 3,7 milhões de toneladas de soja e 356 mil toneladas de farelo de soja com destino ao mercado internacional, informou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). Apenas a China é responsável por 81% do volume embarcado de soja, totalizando 3 milhões de toneladas importadas.
De acordo com a entidade, março deve fechar com 5,3 milhões de toneladas de soja e 446.520 toneladas de farelo de soja exportados, à medida que alguns embarques ainda estavam previstos para os últimos dias deste mês.
saiba mais
Logística e abastecimento estão funcionando, garante ministro da Infraestrutura
As exportações da semana passada foram feitas por 61 navios com carregamento de soja e sete com farelo. A ANEC diz não haver problemas na programação das embarcações. A única diferença são cuidados básicos com a proliferação do coronavírus.
A associação ainda explica que os embarques são feitos por meio de navios graneleiros, por isso, problemas relacionados a contêineres não afetam a operação.
Recorde de embarques
Organizadora do Rally Safra, a consultoria Agroconsult também afirmou nesta terça-feira (31/3) que não tem tido problemas no escoamento de grãos por portos.
Segundo a empresa, o Brasil está, inclusive, se beneficiando da paralisação argentina, com recorde de embarques em março no Porto de Santos. Só no terminal, segundo a ANEC, foram embarcados 1,2 milhões de toneladas de soja e 186.591 mil toneladas de farelo neste mês.
Source: Rural