Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta terça-feira (31/3), está a movimentação das autoridades brasileiras para monitorar as operações de logística diante das medidas restritivas adotadas por causa do coronavírus. O Ministério da Agricultura formou um comitê de crise para monitorar o abastecimento. E no âmbito da infraestrura, foi criado um conselho de secretários de transporte para facilitar o diálogo entre a União e os Estados.

Comitê de crise

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou nesta terça-feira (31/3) a criação de um comitê de crise para monitorar os efeitos do coronavírus na cadeia de abastecimento do Brasil. Composto por seis secretarias, além da Conab e Embrapa, o comitê terá como objetivo “monitorar e propor estratégias para minimizar os impactos do coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos para a população brasileira”.

Efeitos do coronavírus

Em comunicado conjunto, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) pediram aos governos que minimizem os impactos do novo coronavírus sobre o comércio de alimentos. "Agora é a hora de mostrar solidariedade, agir com responsabilidade e aderir ao nosso objetivo comum de melhorar a segurança alimentar e a nutrição e melhorar o bem-estar geral das pessoas em todo o mundo", afirmaram.

(Foto: Divulgação)

 

Chocolate

Às vésperas da Páscoa, a indústria do chocolate tenta se reinventar em meio à pandemia do coronavírus. Da grande indústria aos pequenos negócios, um dos principais desafios é encontrar meios de amenizar os impactos da crise que afeta a economia há cerca de um mês. Para muitos, a alternativa tem sido recorrer às entregas por delivery, com o uso de aplicativos. Mas as estratégias também incluem vendas personalizadas, com desconto e até frete gratuito, dependendo do valor da compra.

Exportações de soja

O Brasil exportou na última semana 3,7 milhões de toneladas de soja e 356 mil toneladas de farelo de soja com destino ao mercado internacional, informou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC). Apenas a China é responsável por 81% do volume embarcado de soja, totalizando 3 milhões de toneladas importadas. De acordo com a entidade, março deve fechar com 5,3 milhões de toneladas de soja e 446.520 toneladas de farelo de soja exportados, à medida que alguns embarques ainda estavam previstos para os últimos dias deste mês.

Alta do frete

O frete para transporte de grãos em alguns trechos de Mato Grosso subiu de 5% a 8%, refletindo a falta de caminhões para transporte de carga, disse o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em informativo enviado por WhatsApp. "Caminhoneiro está optando por trabalhar mais próximo de sua casa ou até ficando com o caminhão parado", disse o Imea. Segundo o instituto, a maioria dos fretes está sendo feita dentro do Estado.

(Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

Máquinas agrícolas

As vendas de máquinas agrícolas cresceram 18,1% em janeiro e fevereiro de 2020, antes do avanço da pandemia de coronavírus. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento (Abimaq). Há duas semanas, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão Bastos, disse à Globo Rural que "os próximos 60 a 90 dias serão bem turbulentos" para o setor em virtude dos efeitos colaterais da pandemia.

Conselho do transporte

O Diário Oficial da União (DOU) publica nesta terça-feira (31/3) decreto presidencial que institui o Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans), "órgão consultivo destinado a representar o interesse comum e promover a articulação dos órgãos e das entidades dos setores de transportes da União, dos Estados e do Distrito Federal". A criação do grupo ocorre no momento que o Ministério da Infraestrutura tem intensificado o diálogo com os entes federados para evitar desabastecimento no país diante da crise causada pelo novo coronavírus.

Kits de alimentação

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feira (31/3) a distribuição de 140 mil kits de alimentação para caminhoneiros que circulam em 19 das principais rodovias do Estado. A ação, promovida pela Secretaria de Logística e Transportes e pela Artesp, com apoio de empresas concessionárias, vai se estender até o dia 30 de julho e faz parte das medidas para enfrentar a crise provocada pela pandemia do coronavírus.
Source: Rural

Leave a Reply