(Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação)
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a necessidade de ser criada, com urgência, uma campanha de prevenção a queimadas nos assentamentos da Amazônia. O pedido foi feito na primeira reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, na quarta-feira (25/3).
No encontro, por videoconferência, o vice-presidente, Hamilton Mourão, presidente do conselho, apresentou a estrutura, a estratégia e ações imediatas do colegiado. O plano foi formatado após visita a oito governadores de Estados que formam a Amazônia Legal.
saiba mais
Conselho da Amazônia reúne 14 ministérios
Vídeos mostram como funciona o roubo de terras públicas na Amazônia
Tereza Cristina disse ainda que o Ministério da Agricultura tem muito a contribuir para o desenvolvimento social e produtivo dos pequenos produtores da Amazônia, especialmente com a regularização fundiária na região. “A titulação das terras da Amazônia é fundamental. Já estamos desenvolvendo e começando a fazer essa titulação”, afirmou.
Mourão reiterou que a prioridade do conselho será prevenir queimadas e desmatamento ilegal na Amazonia. A ministra salientou a importância das medidas, citando que elas têm impacto direto na imagem da agriculturas brasileira no mundo.
Temos que deixar de ser telhado para ser vitrine. Já somos vitrine, mas precisamos reverter a nossa imagem lá fora
Tereza Cristina, ministra da Agricultura
A próxima reunião do Conselho da Amazônia será em junho. Até lá, de acordo com Mourão, os ministérios deverão indicar em breve os técnicos para compor as comissões e subcomissões do colegiado.
Source: Rural