Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta quarta-feira (18/3), a reportagem da Globo Rural segue ouvindo especialistas sobre os efeitos da pandemia de coronavírus sobre o agronegócio. Cooperativas agropecuárias do Estado do Paraná já falam em efeito sobre as exportações. O dia foi de tensão no Porto de Santos, com a ameaça de paralisação dos estivadores.

Coronavírus

O avanço da pandemia de coronavírus está levando a um aumento das preocupações em relação à logística. Cooperativas agropecuárias do Estado do Paraná já falam em efeitos negativos nas exportações por conta da disponibilidade de contêineres para transporte de mercadorias. No Porto de Santos, o maior do país, estivadores ameaçaram paralisar as atividades, mas voltaram atrás no decorrer do dia.

Nesta quarta-feira (18/3), o governo federal promoveu uma agenda com o objetivo de prestar contas sobre sua atuação no controle da pandemia. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, descartou a possibilidade de problemas no abastecimento de produtos da agropecuária brasileira. Em entrevista coletiva, o presidente Jair Bolsonaro destacou a iniciativa das usinas de cana-de-açúcar, de doar álcool para a fabricação de álcool gel.

O Governo do Estado de São Paulo também estuda medidas para evitar o desabastecimento. E a indústria de máquinas considera a possibilidade de conceder férias coletivas.

Já entidades representativas de produtores rurais descartam paralisia na produção. Enquanto isso, seguem adotando medidas preventivas, como cancelamento ou adiamento de eventos do setor. Um movimento que já mudou a expectativa de bancos e indústrias de maquinário, que tem nos eventos um importante vetor de negócios.

Arroz

Com demanda aquecida e produtores vendendo menos, os preços do arroz subiram. De acordo com os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), houve maior interesse de compra do grão em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Assim, a referência com base no mercado do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, subiu entre os dias 10 e 17 de março.

(Foto: Sistema CNA)

 

Algodão

Já o indicador do Cepea para o algodão teve queda, com os compradores mais afastados do mercado nos últimos dias. De acordo com os pesquisadores, os agentes de mercado estão atentos à valorização do dólar e à volatilidade da fibra na Bolsa de Nova York, com as cotações também influenciadas pela turbulência nos mercados por conta da pandemia de coronavírus.

Café

Começou a colheita do café robusta em Rondônia. De acordo com o Cepea, os trabalhos de campo têm sido concentrados nas lavouras mais precoces, mas a expectativa é de avanço até o final do mês. Apesar da entrada do café vindo do Estado, os preços seguem firmes. No Espírito Santo, maior produtor da variedade, novos lotes não devem chegar antes de abril.

(Foto: Getty Images)

 

Moendo mais cedo

Produtores de açúcar e etanol do Brasil iniciaram a moagem de cana da nova safra mais cedo do que na temporada passada, e devem fabricar mais açúcar e menos etanol, disse nesta quarta-feira (18/3) a consultoria e corretora INTL FCStone. Em uma nota a clientes, a empresa afirmou que 33 usinas estavam em operação no centro-sul do país na primeira quinzena de março, 22% a mais que em igual período do ano passado.

Nova executiva

A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) anunciou nesta quarta-feira (18/3), a nova diretora executiva da entidade, Anna Paula Losi. A executiva já atua na área de Relações Governamentais, inclusive no setor cacaueiro. “É uma honra trabalhar em um setor que produz uma riqueza nacional como é o cacau, um produto que gera empregos, desenvolvimento para as cidades, com qualidade e sustentabilidade”, afirmou.
Source: Rural

Leave a Reply