Skip to main content

Profissionais da aviação devem ter dificuldades para renovar habilitações (Foto: Sérgio Ranalli/Editora Globo)

 

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) enviou um ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na segunda-feira (16/3), solicitando a prorrogação da validade dos Certificados Médicos Aeronáuticos (CMA) e das licenças de piloto comercial e piloto agrícola, em razão do avanço da pandemia mundial do coronavírus.

"Nesse período em que as medidas de contenção da pandemia COVID19 estão sendo implantadas, certamente haverá impossibilidade de renovação de licenças, habilitações e exames médicos em diferentes cenários, no Brasil e no exterior", diz o comunicado divulgado pela entidade.

De acordo com o Sindag, a solicitação está em sintonia com as ações de outras entidades como a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA/AOPA Brasil) e Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (ABRAPAC). A realização dos exames médicos e renovação das licenças e habilitações vão contra as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode gerar prejuízo ao setor.

Confira a nota do Sindag na íntegra:

O SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, está sempre preocupado com a prevenção de acidentes e incidents aeronáuticos. Devido a pandemia anunciada pela OMS e amplamente divulgada, o SINDAG vem por meio deste ofício solicitar que seja avaliada pela ANAC a prorrogação do vencimento do CMA e da Revalidação das licenças de Piloto Comercial e Piloto Agrícola.

Nesse período em que as medidas de contenção da pandemia COVID19 estão sendo implantadas, certamente haverá impossibilidade de renovação de licenças, habilitações e exames médicos em diferentes cenários, no Brasil e no exterior. O SINDAG entende que a prorrogação imediata de todas as licenças e habilitações é a medida correta a ser tomada, para que consigamos conter os efeitos das restrições à circulação que já se iniciaram, mas que, certamente, serão reforçadas nas próximas semanas.

saiba mais

Organização confirma adiamento da Agrishow

Coronavírus faz Minerva suspender abates em quatro unidades no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply