Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques, estão novas estimativas de Conab, IBGE e USDA para a safra, o lançamento de uma variedade de soja que promete ser 30% mais resistente à seca, a liberação da venda de produtos medicinais à base de cannabis e a projeção da moagem de 600 milhões de toneladas de cana no centro-sul.

Estimativas de safra

(Foto: Ernesto de Souza/Globo Rural)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta que o Brasil terá colheita recorde, na safra 2019/2020, somando 251,9 milhões de toneladas, sendo pouco mais de 124 milhões de toneladas de soja. Para o IBGE, a colheita deve alcançar 249 milhões de toneladas, com a produção de café registrando alta de 14,2%.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) também divulgou números no relatório mensal de oferta e demanda mundial. Para os técnicos, o Brasil deve produzir 126 milhões de toneladas de soja.

Resistência ao glifosato

(Foto: Mariana Grilli)

 

A Embrapa Soja e a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari) identificaram mais uma planta resistente ao glifosato, herbicida aplicado em larga escala nas lavouras de grãos transgênicos do país. Trata-se da planta conhecida como "leiteiro", "amendoim-bravo" ou "café-do-diabo", cujo nome científico é Euphorbia heterophylla.

Semente resistente

 

(Foto: Divulgação)

 

Uma empresa anunciou o lançamento de uma variedade com a promessa de 30% mais de resistência à seca. A novidade foi apresentada na semana passada, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A comercialização deve começar no ano que vem, a depender da aprovação das autoridades sanitárias da China.

Cannabis medicinal

 

(Foto: Getty Images)

 

Entrou em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta a importação e comercialização de produtos à base de cannabis. Os produtos não podem ter nome comercial e tanto o paciente quanto o responsável legal tem que assinar um termo de consentimento livre e esclarecido na hora da compra.

Cana-de-açúcar

 

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

A consultoria Agroconsult estima uma moagem de 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2020/2021, que começa em abril, um aumento de 1,7% em relação à temporada passada. A expectativa é de maior produtividade, mas, no mercado, a propagação do coronavírus e a crise do petróleo trazem incertezas sobre os preços de açúcar e etanol.

Incêndio

 

(Foto: North Yorkshire Fire & Rescue Service/Divulgação)

 

Quatro chiqueiros em uma fazenda foram incendiados em uma área perto de Bramham, na Inglaterra. E a suspeita é de que o causador tem sido um porco. E de uma maneira bem estranha. Nenhum animal ficou ferido.
Source: Rural

Leave a Reply