Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta quinta-feira (5/3), estão as mudanças promovidas pela MP do Agro na Cédula de Produto Rural (CPR). A consultora econômica Zeina Latif também comenta a medida provisória, aprovada no Congresso e que aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Tabela de frete: o procurador geral da República, Augusto Aras emitiu parecer dizendo que a tabela de frete está em desacordo com a Constituição.

MP do Agro

As definições feitas para a Cédula de Produto Rural (CPR) pela MP do Agro geram divergências entre especialistas. O projeto de lei de conversão, do deputado Pedro Lupion (DEM-PR), foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e agora vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O texto promove uma série de alterações na lei 8.929 de 1994, pela qual a CPR foi criada. Entre as medidas, está a possibilidade de emissão atrelada à variação cambial, além das normas para registro e depósito do título em instituição autorizada pelo Banco Central.

Também sobre a MP do Agro, a consultora econômica Zeina Latif  avalia que a medida é positiva para melhorar as condições de crédito no Brasil.

Tabela de frete

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que a tabela de frete é inconstitucional, informa, nesta quinta-feira (5/3), o portal G1. O sistema de preços mínimos para o transporte rodoviário de carga é tema de ações diretas de inconstitucionalidade e está pendente de julgamento, o que chegou a ser marcado para o mês passado.

Argentina

Produtores rurais e economistas da Argentina afirmam que um aumento de impostos que a Argentina deve impor às exportações de soja e seus derivados reduzirá o investimento agrícola e provavelmente resultará em colheitas menores daqui para frente.

O imposto sobre a maioria das exportações de soja, farelo e óleo de soja aumentará de 30% para 33%, com a alta programada para entrar em vigor no curto prazo. A taxa, contudo, será aplicada em uma escala móvel, de acordo com o tamanho das operações agrícolas.

O setor agropecuário argentino não está nada satisfeito com a situação e entidades já anunciaram protestos contra o governo.

Carne de Frango

(Foto: Globo Rural)

 

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 348,4 mil toneladas em fevereiro, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume é 10% superior aos embarques realizados no mesmo mês do ano passado, quando foram exportadas 316,7 mil toneladas.

Novo recorde

O preço médio do bezerro em São Paulo atingiu R$ 1.924,66 na quarta-feira (4), o maior patamar real da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), iniciada em 1994. Os valores foram deflacionados pelo IGP-DI.

Já o indicador de preço do boi gordo acumula queda de 0,27% neste início de mês. Nesta quinta-feira, fechou a R$ 201,20 por arroba. Em fevereiro, a referência medida pela instituição tinha acumulado alta de 5,74%.

Estados Unidos

Secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

 

Exportadores dos EUA venderam só 6.012 toneladas de soja para a China na semana encerrada em 27 de fevereiro, apesar do acordo firmado entre os países ter entrado em vigor na semana anterior, mostraram dados do governo dos EUA nesta quinta-feira (5/3).

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, projetou que a China irá ao mercado norte-americano para realizar compras de soja no final da primavera ou no verão (do hemisfério norte), após Pequim ter se comprometido, em janeiro, a comprar mais produtos agrícolas dos EUA como parte da Fase 1 do acordo comercial entre os países.
Source: Rural

Leave a Reply