Skip to main content

Aprenda a controlar fungos no maracujá (Foto: Pixabay)

 

O que está infestando nossa plantação de maracujá, impedido o desenvolvimento dos frutos e uma produção sadia?
Eduardo Duda, via Facebook

O orifício de entrada, arredondado e próximo ao cabo da fruta, é bem característico ao da fase jovem da broca-dos-frutos. Amarelo-pálida, a larva penetra nos frutinhos jovens, atravessando a casca bastante espessa, mas pouco resistente. Começa então a fazer galerias internas na fruta, que na maioria das vezes aborta.

Pelo orifício aberto pela broca, também entram fungos que provocam pequenas verrugas ásperas na casca. Sob condições de umidade, evoluem muitas vezes para largas extensões necróticas.

saiba mais

GR Responde: cuidados com a laranjeira doméstica

Conheça a flor de maracujá de casca roxa

 

O controle da broca mais recomendado é feito pela catação manual e enterro dos frutos verdes caídos ao chão. Em casos de poucas plantas, pode-se optar por descartá-los no lixo orgânico, desde que se garanta que não permanecerão sob a superfície do solo.

Para a verrugose, o controle do fungo causador é feito com o uso de quebra-ventos associado à aplicação de fungicida preventivo à base de calda bordalesa ou oxicloreto de cobre, na dosagem recomendada pelo fabricante do produto e devidamente registrado para maracujá.

Consultora: Laura Maria Molina Meletti, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Tel.: (19) 3202-1726. Site: lmmm@iac.sp.gov.br
Source: Rural

Leave a Reply