Skip to main content

Piora na relação de troca pode levar a maior retenção de fêmeas (Foto: Thinkstock)

 

Diante da alta nos preços de reposição em São Paulo, onde o preço do bezerro bateu recorde na parcial de março, a relação de troca para os recriadores já atinge um dos piores patamares da série histórica auferida pelo Cepea. Segundo a instituição, os produtores paulistas precisam de 9,42 arrobas para a compra de um bezerro nelore de 8 a 12 meses no Estado no início deste mês.

“Essa relação é uma das mais desfavoráveis ao recriador, já que a média história do Cepea é de 7,65 arrobas para a compra de um animal de reposição. Em 2019, a média foi de 8,36 arrobas”, observa o Centro de Estudos em nota.

 

saiba mais

Boi/Cepea: preço do bezerro atinge recorde histórico

 

Trata-se do segundo pior resultado da série histórica, iniciada em 1994, logo depois do observado entre maio e junho de 2015, quando foram necessárias pouco mais de 9,5 arrobas para a aquisição de um bezerro.

Confinamento

Ainda de acordo com o Cepea, a reposição representa até 65% dos custos de produção pecuária em São Paulo, o que pode refletir no segundo giro de confinamento em outubro deste ano e levar a uma maior retenção de fêmeas no curto prazo.

“As nossas expectativas é de que os preços da reposição continuem subindo em 2020, o que pode reduzir um pouco a atratividade do confinamento no próximo ano”, observa Felippe Reis, analista de mercado da Scot Consultoria, ao destacar que uma possível alta no preço boi gordo pode mudar esse cenário nos próximos meses.

“Mesmo com a China trabalhando de forma mais comedida, as exportações de carne bovina estão boas. No primeiro bimestre deste ano ficaram próximas de 227 mil toneladas, o que é o melhor resultado da série histórica para o período”, explica o analista da Scot.
Source: Rural

Leave a Reply