Skip to main content

Presidente da Embrapa, Celso Moretti, diz gostar da ideia de trazer nomes do setor privado (Foto: Wenderson Araujo)

 

A Embrapa deve realizar em breve mudanças em duas de suas diretorias executivas. Saem os atuais diretores de gestão institucional, Lucia Gatto, e de inovação e tecnologia, Cleber Oliveira Soares, cujos mandatos expiraram no ano passado.

Entre os nomes mais cotados para assumir, estão o servidor do Ministério da Economia e Planejamento Leonardo Martins e o biólogo e consultor da área de biotecnologia Raphael Pinaud. O plano é definir a questão ainda em março.

saiba mais

Presidente da Embrapa defende parcerias com iniciativa privada e revela 5 apostas para 2020

Evento da Embrapa que conecta startups do agro com investidores terá 20 finalistas

 

Em pelo menos uma das vagas deve ser escolhido um nome do mercado, confirmou o presidente da Embrapa, Celso Moretti. Segundo ele, Martins e Pinaud estão entre os concorrentes, mas ainda não há decisão final sobre quem ocupará as posições. 

"Ainda estamos trabalhando no processo de seleção, de entrevistas, dos novos diretores. Isso estava previsto e já havia sido negociado com o ministério (da Agricultura) e internamente, é uma coisa muito transparente. Temos entrevistado nomes de dentro e de fora da Embrapa", disse Moretti.

Tenho a ideia de trazer pelo menos um diretor de fora, mas pode ser até que sejam os dois de fora, para realmente oxigenar, trazer uma visão diferente para a empresa, com gente que vem do mundo privado

Celso Moretti, presidente da Embrapa

Em fevereiro, já foi oficializada uma troca na diretoria. O pesquisador Guy de Capdeville foi nomeado diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, no lugar de Moretti, que ocupou este cargo e a presidência interina da Embrapa por alguns meses antes de ser efetivado no cargo atual. 

Conselho de Administração também muda

O Conselho de Administração da Embrapa também está passando por mudanças. Dois novos nomes passarão a integrá-lo: Pedro de Camargo Neto, vice-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), e Daniel Carrara, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A nomeação para o conselho ainda não foi publicada no Diário Oficial. "Os dois colegas foram indicados pelos Ministérios da Agricultura e da Economia, passaram por todo o processo previsto na Lei das Estatais e, brevemente, assim que finalizar todo o processo, devem assumir uma posição no Conselho de Administração", confirmou Moretti.

São duas pessoas que conhecem muito do agro, com grande experiência. Acho isso muito positivo, e está na linha do que tenho defendido, de cada vez mais estarmos próximos e termos a visão do setor privado para que a Embrapa continue entregando valor para o agro

Celso Moretti, presidente da Embrapa

Consultado sobre as mudanças na diretoria e no Conselho de Administração da Embrapa, o ministério da Agricultura informou apenas que os novos nomes do conselho ainda estão em fase de consulta pela Casa Civil e não se pronunciou sobre possíveis mudanças na diretoria.
Source: Rural

Leave a Reply