Skip to main content

Demanda chinesa por carne bovina tem sido afetada pelo coronavírus, segundo o Rabobank (Foto: Getty Images)

 

Em meio ao avanço do coronavírus, a China deve reduzir as importações de carne bovina no primeiro semestre, podendo retomar a demanda nos últimos seis meses do ano. A avaliação foi divulgada nesta quinta-feira (27/2) pelo banco holandês Rabobank, segundo o qual a recuperação no segundo semestre ajudará a manter a tendência positiva, mas em ritmo mais lento do que o visto em 2019.

De acordo com os especialistas, um dos fatores que indicam redução das compras externas no curto prazo são os estoques locais. Com o cancelamento dos festejos do Ano Novo Lunar, por conta do coronavírus, essas reservas não foram utilizadas. Além disso, restaurantes e serviços de alimentação deverão sofrer o impacto da menor atividade ou até mesmo permanecer fechados em algumas regiões.

saiba mais

Brasil deve produzir 10,5 milhões de toneladas de carne bovina em 2020, diz USDA

Estados Unidos reabrem mercado para carne in natura do Brasil

 

“Há incerteza sobre se o coronavírus poderá ser controlado ainda no primeiro trimestre. É possível que alguns negócios, como serviços de alimentação e turismo, permaneçam interrompidos ao longo de abril ou maio, mesmo se o vírus for colocado sob controle”, avalia o Rabobank, destacando também que importadores tiveram problemas de fluxo de caixa com o produto que ficou parado nos portos.

Os analistas do banco holandês observam ainda que o consumo de carne bovina pelos chineses foi fortemente afetado pela expansão do coronavírus associada às medidas adotadas pelo governo, como interrupção de transportes e fechamento de locais públicos, como restaurantes. A interrupção de serviços de alimentação, por exemplo, deve levar a um forte declínio nas vendas do produto.

“O consumo de carne bovina na China, em conjunto com o de cordeiro e frutos do mar, é geralmente associado à alimentação fora de casa, especialmente em restaurantes”, ressalta o relatório.

Peste suína africana

Além do coronavírus, a China vinha enfrentando uma epidemia de peste suína africana, que causou uma forte redução nos plantéis, mudando o quadro de oferta e demanda de proteína animal no país.

No caso da carne bovina, de acordo com o Rabobank, em janeiro de 2020, antes do Ano Novo Lunar, os preços no varejo chinês estavam 20% maiores que no mesmo período no ano passado. E continuaram a subir até pelo menos a primeira semana de fevereiro. Em 2019, as importações foram 60% maiores que um ano antes, informou o banco.

“Com a assinatura da fase 1 do acordo China-Estados Unidos, é esperada maior importação de carne bovina americana. Contudo, o súbito impacto do coronavírus causa incerteza de curto prazo, já que a carne bovina americana é posicionada para mercado de ponta, que encolhe com a economia em desaceleração”, diz o Rabobank.

Expectativa para o Brasil

Em relação ao Brasil, os analistas do Rabobank avaliam que o momento é de reequilibrar o quadro de oferta e demanda de carne bovina, depois de um 2019 com recorde de exportações e preços. A valorização registrada no final do ano passado levou a uma retração do consumo doméstico, cenário mantido em janeiro, quando normalmente é menor.

Do lado da oferta, o período chuvoso favorece o desenvolvimento das pastagens, reduzindo os custos de produção para o pecuarista e limitando a disponibilidade de animais para os abatedouros. Na outra ponta, olhando para o consumo interno mais fraco e a retração da demanda chinesa, os frigoríficos tendem a não oferecer preços mais altos pelos animais.

Com isso, destaca o relatório do banco holandês, os preços da arroba do boi gordo caíram 9,8% em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2019. Ainda assim, a cotação ficou 27% maior que em janeiro de 2019. (veja gráfico abaixo)

“A demanda doméstica deve ganhar força nos próximos meses. Ao mesmo tempo, é esperado que a demanda chinesa retorne. A oferta de gado, por outro lado, tende a aumentar à medida que chegarem os meses mais secos”, analisa o Rabobank no relatório, que não menciona a liberação da carne bovina in natura do Brasil pelos Estados Unidos, anunciada na semana passada pela ministra Tereza Cristina.

 
Source: Rural

Leave a Reply