Skip to main content

Entreposto localizado na capital paulista ficou alagado nesta segunda-feira (Foto: Déborah Calil/Divulgação)

 

Sete mil toneladas de alimentos foram perdidas com a enchente no entreposto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) na capital paulista. A estimativa da companhia é que o prejuízo financeiro seja de R$ 20 milhões, além de outros R$ 4 milhões em vendas não realizadas.

Os números foram divulgados no começo da tarde desta terça-feira (11/2), em entrevista coletiva concedida pela direção da Ceagesp. O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) segue fechado desde segunda-feira (10/2) para entrada e saída de mercadorias.

 

“O prejuízo foi para atacadistas e permissionários, em especial os que trabalham com frutas, legumes e verduras. Os setores de pescado e flores não tiveram perdas diretas”, destacou Flávio Godas, economista-chefe da Ceagesp.

As feiras de pescados e de flores previstas para esta terça feira (11/2) foram canceladas. Uma força-tarefa foi montada para fazer a limpeza e manutenção nos boxes.

saiba mais

Ceagesp é fechada para limpeza nesta terça e ainda calcula perdas com enchente

VÍDEO: Laranjas boiam em corredor alagado na Ceagesp; “É muito triste”, diz vendedor

 

“Por dia, movimenta-se de 10 mil a 11 mil toneladas de mercadorias. Por sorte, de domingo para segunda é um período de estoque menor. Foi esse estoque e os produtos que chegaram logo cedo que foram os mais afetados”, disse Godas.

Reabertura ainda sem data

A expectativa da Ceagesp é reabrir o entreposto o quanto antes, mas não há confirmação de quando isso irá ocorrer. Até o final desta terça-feira, espera-se que a energia elétrica seja normalizada em todos os pavilhões. Até o meio-dia, 30% dos boxes ainda estavam sem luz.

“Após a abertura, vamos trabalhar arduamente para escoar o mais rápido possível. A operação vai ser 24 horas para garantir o abastecimento”, ressaltou Godas.

Questionada sobre um possível desabastecimento ou aumento nos preços, a companhia disse acreditar que “tais boatos são infundados e que assim que a comercialização no mercado volte a funcionar, tudo isso também voltará ao seu ritmo normal”.

Segurança alimentar

Alimentos que tiveram contato com águas das enchentes estão sendo descartados (Foto: Redes sociais)

 

A Ceagesp também informou que todos os alimentos contaminados ou que tiveram contato com as águas das enchentes estão sendo recolhidos para serem devidamente descartados, por questões de segurança alimentar.

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) também cancelou temporariamente o recebimento e a doação de frutas, legumes e verduras provenientes do mercado, devendo retomar as atividades com a normalização do abastecimento no entreposto.
Source: Rural

Leave a Reply