Skip to main content

Em Santa Catarina, são 2.992 produtores e as principais variedades são gala e fuji (Foto: Globo Rural)

 

Maior produtor de maçã do Brasil, Santa Catarina iniciou oficialmente a colheita de maçã na segunda-feira (10/2). A expectativa é colher 578 mil toneladas neste ano e, claro, abrir oportunidades no mercado internacional com frutos de alta qualidade.

No Estado, são 2.992 produtores e as principais variedades são gala e fuji.“A maçã catarinense é extremamente reconhecida no país pela sua qualidade e podemos ganhar mais espaço no mercado internacional, gerando mais renda”, disse o secretário estadual da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Apesar da boa expectativa, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) alertou recentemente que as noites quentes registradas em janeiro em SC fizeram com que a maçã cultivada em São Joaquim, na serra, uma das principais cidades produtoras, não tenha uma cor vermelha tão intensa nesta safra.

saiba mais

SC terá safra de maçãs menos vermelhas por causa do calor

Ceagesp estima prejuízo de R$ 20 milhões e perda de 7 mil toneladas de alimentos

 

A estiagem na região e o baixo acúmulo de frio durante o inverno também interferiram no tamanho da fruta. Segundo a Epagri, essa característica não altera o sabor da fruta, mas tem efeito no preço, já que a maçã é classificada por categoria: quanto mais cor, maior o valor pago ao produtor.

Incentivo aos produtores

O Estado oferece aos fruticultores o Programa de Subvenção para Cobertura de Pomares de Maçã, Frutas de Caroço e Uva, que financia a instalação de telas antigranizo para proteger os pomares. A Secretaria da Agricultura arca com o pagamento dos juros. Além disso, os produtores podem contrair financiamentos de até R$ 120 mil e o limite para a subvenção é de juros até 2,5% ao ano, durante um período de oito anos.
Source: Rural

Leave a Reply