Skip to main content

As colônias de ácaros desenvolvem-se na face inferior das folhas, e de sua alimentação surgem rasgaduras que caracterizam a presença da praga (Foto: Wikipedia/Reprodução)

 

Não estou conseguindo qualidade dos jilós nas primeiras colheitas do plantio. O que devo fazer?
Evanio Ferreira da Silva, via Facebook

Lesões com aspecto de “cortiça” em jiló são provocadas por ácaros, que ocorrem três espécies em frutos de jiloeiro. O Aculops lycopersici apresenta coloração marrom-avermelhada e mede 0,2 milímetro de comprimento. O Tetranychus urticae tem um tom esverdeado com manchas escuras e 0,46 milímetro de comprimento.

saiba mais

Saiba o que pode estragar seu chuchu e como evitar que isso aconteça

Como evitar duas variedades de manga na mesma copa

 

Já o Tetranychus evansi possui manchas avermelhadas. As colônias de ácaros desenvolvem-se na face inferior das folhas, e de sua alimentação surgem rasgaduras que caracterizam a presença da praga. Quando o ataque está avançado, as colônias generalizam-se por ambas as faces da folha. Para o manejo da cultura e controle da praga, veja informações em www.embrapa.br/hortalicas/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1044077/a-cultura-do-jilo.

Consultor: Raphael Augusto de Castro e Melo, pesquisador da área de Fitotecnia em Olericultura da Embrapa Hortaliças, BR 060, Km 09, Brasília (DF). Caixa Postal 218. CEP 70359-970. Tel.: (61) 3385-9000. Site: www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply