Skip to main content

Produção em tanque-rede corresponde entre 30% ou 50% de tudo o que se produz em piscicultura no Brasil (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Foi publicada nesta quarta-feira (5/2) no Diário Oficial da União (DOU) uma Instrução Normativa que institui o Relatório Anual de Produção da Aquicultura em Águas da União (RAP), com o objetivo de fiscalizar o uso de espaços físicos de águas da União para fins de aquicultura.

O documento deverá ser entregue pelo piscicultor à Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), órgão que faz parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até o dia 31 de março do ano seguinte, junto com a declaração de licenciamento ambiental do empreendimento, caso houver.

“Por ser auto declaratório, [o relatório] subsidia o ordenamento da atividade aquícola em águas da União. Com o ordenamento é possível fomentar o aumento da produção do pescado regularizada de forma sustentável e a geração de emprego e renda”, explica Maurício Nogueira da Cruz Pessôa, diretor Departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura da SAP.

saiba mais

Startup de venda de peixes recebe investimento de R$ 1,8 milhão

Setor de piscicultura pede mais agilidade no atendimento às reivindicações

Produtores de MG prejudicados pela chuva terão 30 dias a mais para renegociar empréstimos

 

Na publicação do DOU, também consta que “o relatório deverá ser enviado juntamente com a cópia do licenciamento ambiental do empreendimento”, mas Pessôa esclarece que o documento não exige que o produtor tenha o licenciamento.

“Caso não tenha a licença, o produtor poderá justificar no campo apropriado do RAP o motivo. Esta informação subsidiará o ordenamento da atividade aquícola em águas da União, uma vez que, a partir dela, a SAP poderá identificar as regiões com dificuldades no processo de licenciamento ambiental e, com isso, promover ações junto aos órgãos ambientais competentes”, esclarece o diretor.

Associação faz críticas

Em entrevista à Globo Rural, Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) explica que a prestação de contas da produção de aquicultura já era cobrada pela secretaria e entende que este novo procedimento seja mais uma burocracia para o produtor.

“O controle [de produção] é feito pela própria Secretaria de Fazenda, o Mapa já tem a informação do Guia de Trânsito Animal e, agora, além do Imposto de Renda, nós ainda temos que fazer mais esse documento”, protesta Medeiros.

saiba mais

Criação de tilápia no Brasil desperta a atenção de grupos estrangeiros

Como criar tilápia

 

Em relação à identificação de regiões que têm dificuldade no processo de licenciamento, Medeiros confirma que existe demora no processo. “O problema é que alguns Estados têm tido morosidade nesse licenciamento, e aí corre o risco de perder o empreendimento”, diz o presidente da Peixe BR ao considerar que não ter a licença possa ser um empecilho ao piscicultor.

Ainda de acordo com Medeiros, a medida é destinada a quem produz em tanque-rede, sistema que chega a 30% ou 50% de tudo o que se produz em piscicultura no Brasil, atividade que está em crescimento e que concentra mais de 50% da produção de tilápia.

Pesca esportiva

Também na edição do Diário Oficial desta quarta foi publicada uma portaria sobre normas e procedimentos para a realização da atividade de pesca esportiva em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com a definição do ICMBio, entende-se por pesca esportiva aquela que é praticada com finalidade de lazer, turismo e desporto, na modalidade pesque e solte, na qual o pescado é devolvido vivo ao seu habitat e não há finalidade comercial. Ao todo, são 87 unidades de conservação que passam a atender às normas.

saiba mais

Instrução Normativa estabelece normas para inscrição de PJ no registro geral da atividade pesqueira

Frango: crise sanitária na China favorece exportação do Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply