Skip to main content

 

Boa noite! Confira a seguir os destaques desta quarta-feira (5/2). Entre eles, estão a confiança no Matopiba em uma boa colheita, as perdas em Minas Gerais e Santa Catarina, a alta nas exportações de carne bovina e a decisão da Secretaria de Aquicultura de exigir um relatório anual dos piscicultores.

Raio-X da safra: confiança no Matopiba

 

 

(Foto: Rogério Albuquerque)

 

No segundo dia da série de reportagens sobre a safra de soja, a Globo Rural mostra como está a situação no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Do Piauí, contamos a história da família Fritzen, que cultiva 23.500 hectares e, apesar de contratempos como a necessidade de replantar 900 hectares por causa da estiagem, está confiante em colher uma safra cheia.

Empréstimos prorrogados em MG

 

 

(Foto: Divulgação/Emater)

 

Os produtores rurais de Minas Gerais que se encontram em situação de emergência em razão das fortes chuvas terão mais 30 dias para renegociarem seus empréstimos junto ao Banco do Brasil. A instituição, em negociação com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), acordou a prorrogação de um mês da data de vencimento dos contratos.

Exigência para piscicultores

 

 

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Foi publicada nesta quarta-feira (5/2) no Diário Oficial da União uma instrução normativa que cria o Relatório Anual de Produção da Aquicultura em Águas da União, com objetivo de fiscalizar o uso de espaços físicos de águas da União para fins de aquicultura. O documento deverá ser entregue pelo piscicultor à Secretaria de Aquicultura e Pesca até 31 de março do ano seguinte, junto com a declaração de licenciamento ambiental do empreendimento, caso houver.

Alta nas exportações de carne bovina

 

 

 

(Foto: Getty Images)

 

As exportações brasileiras de carne bovina encerraram o mês de janeiro em alta em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o volume exportado no primeiro mês do ano foi de 135.375 toneladas, crescimento 9,84% em relação a janeiro de 2019.

Ministério da Agricultura explica demissão

 

 

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura se manifestou nesta quarta-feira (5/2) sobre a decisão de dispensar o coordenador do setor de registro de agrotóxicos. Carlos Ramos Venâncio. De acordo com o Ministério da Agricultura, a troca é um “ajuste normal de equipe” e a escolha de Bruno Cavalheiro Breitenbach, que já era coordenador substituto, “garantirá a continuidade das atividades que estão em curso”.

 

(Foto: Marcelo Min / Ed.Globo)

 

As perdas nas lavouras de milho de Santa Catarina após prolongada estiagem são irreversíveis, segundo a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro-SC). A entidade cita que a Secretaria de Agricultura do Estado espera agora colheita de 2,540 milhões de toneladas. O prejuízo médio no momento é estimado em 7,7%, chegando a 20% nas regiões de Campos Novos e Lages, áreas em que o plantio foi feito tardiamente.

Estudantes criam cápsula que substitui agrotóxico

 

 

(Foto: Colégio Sesi de Campo Mourão)

 

Um grupo de quatro estudantes do Colégio Sesi de Campo Mourão (PR) criou uma cápsula construída com dejetos 100% orgânicos que combate pragas em plantações agrícolas. Os testes foram no cultivo de alface e de morango. Nas duas análises, com intervalo de 20 dias, o bicho-lixeiro foi visto próximo à cápsula em 70% das visitas.
Source: Rural

Leave a Reply