Skip to main content

Em São Paulo, o tempo permanece fechado, com chuva a qualquer hora do dia (Foto: Getty Images)

 

As áreas de instabilidade juntas à frente fria devem manter o tempo fechado e instável em grande parte da região Centro-Norte do Brasil. Desde ontem, segunda-feira (3/2), já houve registros de pancadas em várias localidades. “Há uma previsão de chuvas volumosas pra essa semana, e isso vai atrapalhar a colheita da soja e o plantio das lavouras de segunda safra, principalmente em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo”, alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Em São Paulo, o tempo permanece fechado, com chuva a qualquer hora do dia. No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência é de muita chuva ao longo da semana, porém, as condições se manterão extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. O tempo deve voltar a abrir na metade norte do país a partir de segunda-feira (10/2), possibilitando a retomada dos trabalhos de colheita e plantio.

saiba mais

Movimento de grãos em janeiro foi atípico, avalia governo

Coronavírus ainda não teve efeito sobre exportações do Brasil, diz governo

 

No sul do Brasil, a chuva deve se concentrar em Santa Catarina e no Paraná. No Rio Grande do Sul, a tendência para a semana é de tempo aberto, sem previsão de precipitações. Somente no começo da próxima semana, a chuva retornará ao RS, devido ao avanço de uma nova frente fria.

Apesar disso, Marco Antonio não prevê complicações ao Estado. “A ausência de chuva não trará grandes problemas, já que os solos apresentam níveis relativamente bons de umidade, possibilitando um desenvolvimento satisfatório das lavouras de soja”, finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply