Skip to main content

A estimativa oficial para a safra atual de soja, conforme levantamento divulgado em janeiro pela Conab, é de 122,2 milhões de toneladas (Foto: Thinkstock)

 

A consultoria INTL FCStone elevou sua estimada de safra de soja 2019/2020 para 124 milhões de toneladas, volume 1,9% acima das 121,7 milhões de toneladas previstas em janeiro e 8% superior às 115 milhões colhidas no ano passado, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa oficial para a safra atual de soja, conforme levantamento divulgado em janeiro pela Conab, é de 122,2 milhões de toneladas.

Segundo Ana Luiza Lodi, analista da FCStone, a revisão para cima da estimativa de safra se deve ao fato de o ritmo da colheita de soja ter mostrado produtividades positivas. “Em Mato Grosso do Sul e em Goiás, além do aumento do rendimento, houve revisão também de área.” Ela observa que caso os caso de resultados favoráveis se mantenham até o final da colheita, haverá espaço para novos aumentos nas próximas revisões da estimativa de safra.

saiba mais

AgRural estima que colheita da soja atingiu 9% da área

Soja/Cepea: preços da oleaginosa recuam no mercado interno

 

Ana Luiza explica que, no Rio Grande do Sul, o clima quente e seco trouxe cortes no rendimento, levando a produção estimada cair pouco mais de 400 mil toneladas no estado. “Apesar disso, o clima em fevereiro ainda é importante, já que o ciclo no Rio Grande de Sul é mais tardio.”

De modo geral, diz ela, com a expectativa da produção de soja revisada para cima e sem modificações nas variáveis de demanda, os estoques devem ficar mais elevados, em 5,78 milhões de toneladas. A estimativa de exportações em 2020 pela FCStone está mantida em 72 milhões de toneladas e a de consumo doméstico em 48 milhões de toneladas.

Milho

Para a primeira safra de milho 2019/20, a FCStone trouxe um pequeno aumento em sua revisão de fevereiro, de 160 mil toneladas, consolidando a expectativa de produção em 25,91 milhões de toneladas. A alta foi motivada pelas boas perspectivas para o rendimento em alguns estados como o Paraná.

“Esse leve aumento da produção estimada para a primeira safra condicionou também o crescimento da produção do total, alcançando 99 milhões de toneladas, considerando, ainda, o número de produção para a terceira safra da Conab”, explica a analista de inteligência de mercado, Ana Luiza Lodi.

saiba mais

Milho/Cepea: alta nos preços perde força no final de janeiro

Milho/Imea: plantio atinge 12,2% da área em Mato Grosso

 

Já para a safrinha, o número de fevereiro da FCStone mostrou estabilidade em relação a janeiro, apesar dos ajustes menores de área e de produtividade entre os estados. A produção esperada continua em 71,97 milhões de toneladas, com a possibilidade do ciclo de inverno sofrer mudanças significativas, dependendo do andamento do plantio e, principalmente, do clima nos próximos meses.

“As expectativas para a safrinha são grandes, principalmente num ano em que há preocupações com a disponibilidade de milho, após o consumo e as exportações muito fortes em 2019”, avalia a analista.

Apesar do leve aumento da produção, a estimativa de estoques finais de milho para a safra 2019/20 caiu para 8,57 milhões de toneladas, decorrente de estoques de passagem menores da safra 2018/19, após as exportações recordes.

Balanço INTL FCStone (Foto: INTL FCStone/Reprodução)

 
Source: Rural

Leave a Reply