Skip to main content

(Foto: Fernando Martinho)

 

O levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que uma forte aceleração na colheita da soja, favorecida pelas condições climáticas. A boa frota de máquinas permitiu aos agricultores colher 1,197 milhão de hectares nesta semana, um avanço semanal de 12,3 pontos percentuais, para 26,6% dos 9,6 milhões de hectares cultivados nesta safra.

O ritmo dos trabalhos está com uma defasagem de 10,7 pontos percentuais em relação à mesma época do ano passado, quando 3,613 milhões de hectares (37,4%) da área estavam colhidos. O desempenho é superior aos 21,2% da médio histórica dos últimos cinco anos.

Vale lembrar que nesta safra o clima retardou o início do plantio. Já a safra passada é considerada a mais antecipada de Mato Grosso, pois as chuvas chegaram mais cedo e permitiram aos agricultor semear assim que acabou o período do vazio sanitário, em 15 de setembro de 2018.

Na região do médio-norte, a maior produtora de Mato Grosso, a colheita nesta semana atingiu 35,6% dos 3,275 milhões de hectares cultivados, com avanço de 15,3 pontos percentuais. Os trabalhos estavam atrasados em relação ao desempenho excepcional da safra passada, quando 47,8% da área já estava colhida no final de janeiro.

imea soja (Foto: )

 
Source: Rural

Leave a Reply