Skip to main content

Há previsão de invernada a partir desta quarta-feira (22) (Foto: Getty Images)

 

A partir de quarta-feira (22), a tendência é de muita chuva sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “As previsões são de chuva contínua, uma vez que a frente fria estará estacionada sobre a região central do Brasil”, informa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Santos também alerta que a sequência de chuva deve se estender até 10 de fevereiro e será “provavelmente, o período mais chuvoso do verão”. Segundo o agrometeorologista, a chuva forte dificultará a colheita da soja e o posterior plantio do algodão e do milho safrinha em grande parte das regiões produtoras. Em contrapartida, “para a cultura do café e cana-de-açúcar, as condições serão excepcionais para o desenvolvimento, já que manterão os solos com bom níveis de umidade”.

Na metade sul do país, a chuva deve aparecer no início da semana, enquanto a frente fria passa pela região. Já a partir da quarta-feira (22), as áreas de instabilidade devem estacionar na região centro-norte do país, trazendo pouquíssimas ou nenhuma chuva para o sul.

Alerta no Sudeste

A semana deve ser de temperaturas amenas em São Paulo, de acordo com o Climatempo. Não há previsões de passagem de frente fria, porém, o acúmulo de muito ar úmido deve facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o Estado. Com isso, há previsões de pancadas de chuva, especialmente a partir de quarta-feira (22).

No Espírito Santo, a semana será de pancadas de chuva generalizadas e extremamente volumosas já a partir desta segunda-feira (20). Há riscos de enchentes e alagamentos de grande extensão.

Minas Gerais também tende a receber chuva generalizada, com potencial para a ocorrência de granizo. As nuvens carregadas sobre o Estado trazem pancadas, especialmente no Centro do Estado, Região Metropolitana e Região do Vale do Rio Doce.
Source: Rural

Leave a Reply