Skip to main content

Variedade foi desenvolvida pela Embrapa Cerrados em 2013. (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

O maracujá BRS Pérola do Cerrado é uma variedade que foi desenvolvida pela Embrapa Cerrados em 2013. Atualmente, é cultivada em grande parte do país e dá frutas o ano inteiro. Ela apresenta algumas diferenças em relação ao maracujá tradicional, e por conta dessas particularidades, foi incluída no cardápio do Clube de Regatas Flamengo neste ano pela nutricionista Silvia Pinto Ferreira.

Futebolisticamente, o Flamengo vive um ano irretocável e muito acima da média do nível brasileiro. Mas não é só o futebol que faz um campeão. A área nutricional do clube foi fundamental para garantir aos atletas o melhor primor físico que resulta em rendimento dentro de campo, conta a nutricionista. Por isso, o maracujá BRS Pérola do Cerrado foi introduzido na dieta diária do clube.

Em entrevista à Revista Globo Rural, Silvia Pinto Ferreira, diz como esse maracujá foi introduzido na dieta do clube. “O maracujá veio parar no nosso Centro de Treinamento porquê um agricultor ofereceu essa variedade para nós. Confesso que não conhecia. Então experimentamos, colocamos no cardápio para os meninos apreciarem e ela teve uma aceitação muito grande dentro do clube”.

A variedade apresenta algumas características especiais em relação à fruta comum. “Ela tem um sabor muito agradável, porque é menos ácida e mais doce em relação ao maracujá normal. Também tem mais ferro, minerais e vitaminas em relação ao maracujá comum”, complementa Silvia.

A variedade fica à disposição dos funcionários do Flamengo durante todos os dias. “Essa fruta fica à disposição tanto para os atletas, quanto para a comissão técnica e funcionários durante todas as refeições. Não fazemos nenhum tipo de processo com ela, apenas cortamos ao meio e ela é consumida in natura”.

Apesar do custo elevado, a nutricionista garante que o maracujá BRS Pérola do Cerrado vale o custo. “Esse maracujá é um pouco mais caro que o comum. Nós colocamos ele no nosso cardápio somente em época de safra, mas vale o investimento porquê ele é melhor”.
Source: Rural

Leave a Reply