Skip to main content

Thor atuou nas operações de busca e resgate em Brumainho (MG) (Foto: Divulgação/CBMG)

 

Thor, cão da raça border collie que atuou em diversas operações de salvamento e resgate em desastres recentes, entre eles no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, morreu. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) na noite de segunda-feira (28/10).

Com 5 anos de idade, o animal sofria de uma pancreatite e vinha sendo tratado de um quadro de leishmaniose, uma infecção que ataca o sistema imunológico. Thor fazia parte da equipe de buscas, resgates e salvamentos do Corpo de Bombeiros e, além de ajudar nas operações de Brumadinho, atuou com os homens no rompimento da barragem de Mariana, em 2015. "Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas", disse o CBMMG.

Cão trabalhador
De origem inglesa, cães da raça border collie são considerados uns dos mais inteligentes entre os caninos. Selecionada há mais de um século em uma região acidentada e de grandes montanhas, onde se originou, na fronteira da Inglaterra com a Escócia, a raça tem potencial para lidar com criações – e ainda dedicada e obediente. Resistente e com muita vitalidade, o cão tem capacidade e disposição para agrupar e conduzir animais com bastante agilidade. São adaptados a trabalhar em terrenos diferentes, desde pistas de laço e pastagens até locais de difícil acesso, com brejos e topografia irregular.

saiba mais

Como criar border collie

Heróis da lama: imagens de homens e mulheres que trabalharam em Brumadinho

Vídeo mostra momento que lama invade sítio e deixa cão ilhado em Brumadinho

 

Com visão aguçada, coragem de caçador, esperta e rápida no aprendizado de tarefas, tornou-se excelente para o controle de rebanhos de ovelhas. No Brasil, é adestrada também para trabalhar com bovinos, que formam uma extensa população na pecuária nacional.
Source: Rural

Leave a Reply