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Fenatran reúne 420 marcas, em São Paulo (Foto: Divulgação/Fenatran)

 

Caminhões sem o retrovisor; implementos rodoviários de alumínio, prometendo mais leveza, higiene e ergonomia estão entre as novidades do 22° Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), que deve receber 60 mil pessoas até esta sexta-feira (18/10), no São Paulo Expo, na capital paulista. São 420 marcas com novidades da área, desde caminhões, serviços, sistemas de segurança, autopeças e outras tecnologias.

Expositores manifestaram otimismo para os negócios, em meio a números positivos do setor. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de caminhões cresceu 40,69% no Brasil de janeiro a setembro deste ano em relação ao período no ano passado. A comercialização de implementos rodoviários cresceu 39,06% na mesma comparação, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

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“Os associados da Anfir presentes na Fenatran estão otimistas. Este ano, a ideia é fechar em torno de 20 a 25% de aumento em todo segmento de pesado e leve em relação a 2018”, afirma o supervisor de Marketing da entidade, Silvio Melo.

Implementos rodoviários

Entre os lançamentos da Fenatran deste ano, a Randon apresenta a terceira geração de graneleiros. O novo modelo teve uma revisão no design e redução de 500 quilos no peso. O chassi foi remodelado para ter mais resistência e vida útil. O novo painel possui estrutura em alumínio, que, segundo a empresa, reduz pela metade o peso de uma tampa lateral em comparação com outras gerações do produtos.

Com alumínio em sua composição, o Graneleiro da Randon é mais leve em comparação ao de carbono (Foto: Divulgação/Randon)

 

“A Randon espera aumentar no mínimo cinco pontos percentuais de participação no volume total do mercado, a partir dessas inovações apresentadas na feira”, estima Sandro Trentin, diretor de Tecnologia e Inovação. Para ele, o cliente deseja produtos mais leves, com maior durabilidade e mais seguros.

A aposta da Noma é em segurança veicular, design e durabilidade, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, Filipe Chelles. A empresa está lançando o Rodotrem Basculante para o setor do agronegócio. O implemento possui caixa de carga em alumínio.

“O cliente pode ter um ganho de 2 mil a 3 mil toneladas por viagem, isso representa bastante na operação”, afirma, prometendo que o produto é menos pesado, mais higiênico, com uma melhor vedação para evitar a perda de grãos.

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A empresa está otimista e espera faturamento maior. “Depois de um longo período de crise, muito produtor e transportador tinham uma demanda reprimida e veio para essa Fenatran buscando novidade, produtos mais leves, mais tecnológicos e com objetivo de fechar negócio aqui”, conta Chelles.

Por ser feito de alumínio, o Rodotrem Basculante da Noma é mais higiênico e menos pesado (Foto: Divulgação/Noma)

 

A novidade da Facchini é o Semirreboque Graneleiro. Segundo a companhia, o implemento tem tampas com solda robotizada e com fechamento em Aluplast (painel de alumínio com interior de plástico de alta densidade), tendo baixo peso e impermeável. Todos os novos modelos têm carroceria 100% alumínio.

“Mudou o segmento de aço para alumínio para ter uma vida útil maior, de 15 a 20 anos; para aproveitar o material como residual, reciclar a carroceria e também por ser mais leve”, pontua o gerente comercial Ismael de Carvalho, acrescentando que a fabricante não trabalha com estoques, mas apenas com produtos sob medida. "O cliente quer um produto customizado, quer ganhar na logística, cada vez transportar mais pagando menos.” 

Carvalho acrescenta que essa edição da Fenatran é “a mais importante de todas as edições”. Ele avalia que o movimento está muito grande e que a empresa investiu muito para conseguir bons resultados durante o evento.

O Graneileiro da Facchini tem fechamento em Aluplast com baixo peso e inerte a água (Divulgação/Facchini)

 

A Librelato também está otimista com o movimento na Fenatran. A expectativa é de que os negócios na feira ajudem a empesa a encerrar o ano com 14% de participação no mercado brasileiro de implemento rodoviários. 

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A empresa trouxe o Semirreboque Graneleiros Pró-Nio, que traz nióbio na sua composição e promete 780 quilos a mais de capacidade de carga. “Com nióbio em sua composição, os aços estruturais são mais resistentes, assim dando mais rentabilidade e capacidade de carga para nossos clientes transportarem seus produtos agrícolas a granel", diz o gerente de Marketing, Fábio Rossi.

Caminhões

No setor de caminhões pesados, a Volkswagen apresenta o Constellation 31.280 8×4, com direção semiautomática, transmissão automática com conversor de torque e eixo alongado, duas opções de bitola e pneu de alta flutuação. De acordo com a empresa, o veículo é opção, principalmente para a indústria de cana-de-açúcar.

“Ele tem essa largura de bitola para não pisotear a cana. Quando ele estiver passando, a mudinha estará entre os pneus. A cana nasce muito maior, aumentando 30% da sua produção”, explica o consultor comercial da Volkswagen, Caio Milani.

Constellation 31.280 8×4 é uma novidade para o setor canavieiro  (Foto: Felipe Sakamoto)

 

 

A Scania abriu a pré-venda de caminhões movidos a GNV (gás natural veicular), GNL (gás natural liquefeito) e biometano, como alternativas ao diesel. Esses caminhões tem motor V8 de 16,4 litros. De acordo com a  empresa, são propulsores mais sustentáveis, de baixo ruído, alta performance e menor custo operacional.

"Os motores apresentam o mesmo rendimento satisfatório dos similares movidos a diesel, mas com o importante componente de sustentabilidade e energia limpa. Com biogás, a redução de emissões de CO2 pode atingir até 90%”, afirma o gerente de Vendas de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia da Scania no Brasil, Celso Mendonça, em comunicado divulgado pela fabricante.

Scania promete mais sustentabilidade com modelos movidos a GNV e GNL (Foto: Divulgação/Scania)

 

Já a Mercedes-Benz apresenta, entre seus lançamentos, o Actros MirrorCam, que tem entre as principais caracrterísticas, a ausência de retrovisor lateral. Os espelhos são substituídos por câmeras que transmitem imagens para duas telas verticais de 15 polegadas. Na visão da fabricante, a mudança traz segurança e economia.

"Segurança porque você tem um campo de visão ampliado. E economia porque em velocidades mais altas, você tira o retrovisor que faz um arrasto aerodinâmico, ganhando no consumo de combustível e na resistência da rodagem", afirma o gerente de marketing, Ricardo Bertini.

Caminhão da Mercedes trocou os retrovisores externos por câmeras (Foto: Divulgação)

 

Além disso, o painel do motorista é touchscreen. Com motor de 330 cavalos, o caminhão foi apresentado na Alemanha no ano passado e tem chegada prevista para 2020 no mercado brasileiro. "Testamos por 4 milhões de quilômetros pelo Brasil inteiro desde 2015. É bem robusto para o setor agrícola e para as estradas de chão", conta Bertini.
Source: Rural

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