Skip to main content

Setor sucroenergético passa por dificuldades (Foto: Getty Images)

 

A alternativa às companhias sucroenergéticas de recorrer à recuperação judicial dividiu nesta terça-feira opiniões durante debate na Novacana Ethanol Conference, realizada em São Paulo. Entre os palestrantes, houve os que argumentaram que o pequeno números de casos de sucesso demonstra a inviabilidade do recurso, enquanto outros avaliaram que o cenário macroeconômico atual tem papel importante na crise do setor.

Segundo o sócio-fundador da assessoria estratégica para empresas FG/A, Juliano Merlotto, a recuperação judicial é um caminho sem volta. "O setor precisa de despesa de capital ("Capex") e empresas em recuperação judicial não têm acesso a capital novo. Acreditamos que, para empresas desse setor, a recuperação só vai postergar a situação e elas acabarão virando empresas zumbi", disse. "Empresas precisam procurar outra solução – venda, sociedade, melhoria na gestão – para reverter a situação", afirmou.

saiba mais

Globo Rural vence prêmio de jornalismo com reportagem sobre Renovabio

Etanol continua competitivo ante gasolina em cinco Estados brasileiros, diz ANP

Recuperação dos preços do açúcar deve ocorrer de modo gradual, diz Rabobank

 

O analista sênior de Agronegócios do Itaú BBA, Guilherme Bellotti de Melo, foi na mesma linha: "Me parece que recuperação judicial não é uma estratégia de maximização de resultados para o acionista", disse. "Os casos de sucesso são baixos."

Por outro lado, o gerente do departamento de Biocombustíveis do BNDES, Mauro Mattoso, considerou que, talvez, os problemas atuais não sejam causados pelo sistema de recuperação e sim pela situação macroeconômica atual. "Hoje, quem está bem já não investe muito. Quem está em recuperação judicial, então, não vai", afirmou.

"Mas se a situação macroeconômica melhorar, se a economia crescer, o Renovabio der certo e os preços aumentarem, ele pode sair da recuperação judicial." Mattoso destacou também a maior transparência das empresas em recuperação judicial – elas são obrigadas a essa transparência, o que facilita a vigilância de órgãos de controle.

A economista do MB Agro Giovana Araujo afirmou que, em alguns casos, a recuperação judicial é a única alternativa para negociar descontos no valor nominal ("haircuts") maiores na dívida. "Se pegar no momento mais favorável do setor, não vejo a recuperação judicial como fim da linha. Mas tivemos a tempestade perfeita, com incerteza política, econômica, setorial e mercado de crédito complicado", analisou. "Em alguns casos, a recuperação judicial é inevitável."
Source: Rural

Leave a Reply