Skip to main content

O pimentão brasileiro foi tradicionalmente plantado em campo aberto e irrigado por sulco (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Gostaria de saber informações sobre aplicação de regras em plantio de pimentão.
Michelle Pereira Vale, de Pedra Branca (CE )

O pimentão brasileiro foi tradicionalmente plantado em campo aberto e irrigado por sulco, mas para atender à demanda por mais qualidade, como as variedades coloridas, a partir do fim da década de 1990 houve um avanço no cultivo da hortaliça em casas de vegetação, com cobertura plástica, sobretudo durante o período chuvoso. Nesse sistema de plantio, a irrigação por gotejamento é usada pela maioria dos produtores de pimentão, devido às vantagens de menor demanda de água e energia, e a possibilidade de fornecimento de fertilizantes por meio da fertirrigação (via água de irrigação).

+ Hibiscos tem boa produtividade na maior parte do país
+ Conheça medidas alternativas para controle de lagartas em tomateiros

Outros benefícios da fertirrigação por gotejamento em ambiente protegido incluem menor incidência de doenças da parte aérea das plantas, prolongamento do período de colheita, maior produtividade e oferta de produto durante todo o ano, além de ser uma alternativa economicamente viável em várias regiões, apesar do alto investimento inicial e do elevado custo de produção. Vale ressaltar que não se recomenda para a cultura irrigação por aspersão. Mais informações podem ser obtidas em Produção Integrada de Pimentão – PIP: Irrigação e Fertirrigação na Cultura do Pimentão (https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/170484/1/DOC-152.pdf).

CONSULTOR: MARCOS BRANDÃO BRAGA, pesquisador da Embrapa Hortaliças Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília/Anápolis, BR 060, CP 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply