Skip to main content

Ernesto Araújo disse ter acompanhado as negociações por vários momentos de sua carreira. (Foto: Wikimedia Commons)

 

 

Em coletiva de imprensa em Bruxelas, o chanceler Ernesto Araújo disse que o acordo é histórico para a política comercial brasileira e o Mercosul. O ministro lembrou que acompanhou as negociações em vários momentos, durante sua carreira como diplomata. Segundo ele, faltou determinação política do Brasil e do Mercosul para que o acordo fosse fechado antes. As negociações duraram vinte anos. O ministro também afirmou que o presidente Mauricio Macri, da Argentina, realizou um esforço especial para que se chegasse a uma conclusão das negociações, assim como o Brasil.

+ Confira a importância do acordo para a economia e o agronegócio dos dois blocos

O acordo trará novos investimentos e vai reduzir o custo Brasil, além de abrir mercados preferenciais para o país, disse o ministro durante a coletiva. O Mercosul também negocia acordos com o Canadá e Coreia do Sul. Araujo ressaltou o caráter histórico do acordo com a União Europeia, que se arrastava há vinte anos.

+ Brasil só tem a ganhar com a abertura do mercado europeu

A ministra Tereza Cristina, presente à coletiva, disse que houve concessões de volumes de exportação de etanol, açúcar, frutas e carnes para que as negociações fossem concluídas.
Os exportadores brasileiros agora terão igualdade de condições com outros países que já tinham acordos comerciais com a União Europeia, como o México, lembraram negociadores do governo brasileiro.

+ Acordo pode até zerar tarifas sobre suco de laranja, hoje em até 15%

O acordo ajuda o Brasil a resolver algumas anomalias no Brasil, de acordo com o secretário Marcos Troyo, do ministério da Economia, que participou da última rodada de negociações. O Brasil é um dos países mais fechados do mundo. Esse panorama deverá passar por uma transformação, frisou Troyo. “Estamos em um momento em que as reformas econômicas se fazem acompanhar pela abertura econômica. Isso vai exigir modernização das empresas nacionais”, disse. O cenário atual é favorável para que as tarifas do Mercosul, consideradas altas, possam ser revisadas, de acordo com Troyo.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply