Skip to main content

A vinagreira ou hibisco é uma planta subarbustiva, florífera e muito versátil (Foto: Getty Images)

 

Qual o nome dessa flor?
Maria Dezeni, via Facebook

hibisco-vinagreira-flor (Foto: Maria Dezeni)

 

Qual o nome dessa flor cuja abertura é das 21 horas até às 15 horas do dia seguinte, e é produzida por uma planta que atinge 3,8 metros de altura?

Luiz Conti, via Facebook

A vinagreira ou hibisco (Hibiscus sabdariffa var altissima) é uma planta subarbustiva, florífera e muito versátil, conhecida no mundo todo por suas qualidades medicinal, ornamental e
comestível. As flores surgem no outono e inverno, e duram apenas um dia. O fruto é um tipo de cápsula de cor vermelha, com três a quatro sementes.

hibisco-vinagreira-flor (Foto: Luiz Conti)

 

Atualmente, a vinagreira vem sendo comercialmente explorada devido às suas propriedades medicinais. Considerado diurético, acelerando a perda de gordura e diminuição da pressão arterial, o chá de hibisco é feito com os frutos desidratados da planta. Também são utilizados na culinária para a elaboração de geleias e pratos regionais, como o famoso arroz de cuxá.

 

 

 

 

CONSULTOR: FÁBIO PADILHA, doutor em agronomia, especializado em paisagismo e floricultura, sócio da Plantas & Planos Assessoria e Consultoria em Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, tel. (61) 98601-8619, fabioapviana25@gmail.com

 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply