Tereza Cristina, afirmou que a pasta está enviando hoje uma lista de 30 plantas de frigoríficos de bovinos, suínos, aves e uma de asininos para serem analisadas pelas autoridades chinesas para habilitação (Foto: Getty Images)
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou na quinta-feira (23/5) que a pasta está enviando hoje uma lista de 30 plantas de frigoríficos de bovinos, suínos, aves e uma de asininos para serem analisadas pelas autoridades chinesas para habilitação. Segundo a ministra, destas 30 plantas, seis já passaram na vistoria, mas ainda precisam ser habilitadas pela China. Caso sejam aprovadas, as conversas de possíveis embarques passarão para a iniciativa privada, de empresa para empresa.
+ Como a guerra comercial entre EUA e China atinge o agro brasileiro
A ministra divulga em coletiva de imprensa o balanço da missão oficial realizada à Ásia em maio, quando visitou China, Japão, Vietnã e Indonésia. Segundo ela, os chineses pediram que o Brasil enviasse a eles até esta quinta-feira uma lista com 20 plantas. Segundo ela, como seis já tinham passado pela vistoria, o governo brasileiro resolveu mandar 30 plantas, em vez de 20.
+ Exportação pouco expressiva de carne suína para a China frustra EUA
Tereza Cristina ainda afirmou que espera receber uma resposta da China em 30 dias, mas ressalvou que a data não ficou acertada. De acordo com o ministério, atualmente são cerca de 50 plantas habilitadas a exportar para China, 6 de bovinos, 9 de suínos, e entre 37 ou 39 de aves.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural