Capa da nova edição de Grande Sertão Veredas (Foto: Divulgação)
Com sua invenção linguística e profundidade filosófica, o mineiro João Guimarães Rosa revolucionou a literatura brasileira na metade do século passado. Autor de inúmeros contos e novelas, Rosa escreveu apenas um romance, mas que é unanimemente considerado o grande romance brasileiro.
Quando apareceu, em 1956, Grande sertão: veredas surpreendeu a comunidade literária. No livro, o jagunço Riobaldo Tatarana faz um mergulho profundo na alma humana ao revelar um amor impossível, as memórias de combate e ao se perguntar se fez ou não fez um pacto com o diabo. O épico, que tem como pano de fundo a formação do Brasil, redimensionou a compreensão do regionalismo e colocou o saber do homem do sertão à altura do homem dito civilizado, com seu sofrimento, dramas e alegrias.
A obra-prima de Rosa sai pela Companhia das Letras com um novo estabelecimento de texto, indicações de leituras e vem acompanhada de textos clássicos publicados sobre o romance assinados por escritores e intelectuais como Clarice Lispector, Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão e Silviano Santiago, entre outros. O projeto conta com desenhos originais de Poty Lazzarotto, que ilustrou as primeiras edições da obra, além de fotos e cronologia do autor.
GRANDE SERTÃO: VEREDAS
AUTOR: João Guimarães Rosa
EDITORA: Companhia das Letras (552 páginas)
PREÇO: R$ 84,90
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural