Clima seco, com muito sol e baixa umidade relativa do ar, favoreceu o avanço da maturação e da colheita das lavouras, diz Emater. (Foto: Marcos Camargo)
A colheita de soja da safra 2018/19 no Rio Grande do Sul atingiu 52% da área, ante 32% na semana anterior, disse a Emater-RS/Ascar, em boletim semanal. Os trabalhos estão adiantados ante igual período da safra anterior (49%) e a média de 2014 a 2018 (51%). Segundo a Emater, 33% das lavouras estão maduras e 15% em enchimento de grãos. "A produtividade em geral é boa e dentro da expectativa." Ao longo da última semana, o clima seco e as temperaturas elevadas durante o dia "foram propícios para a colheita, com a umidade do solo ideal para esta operação".
Quanto ao milho, 70% da safra estava colhida, ante 65% na semana anterior. Em igual período do ano passado, 60% da colheita estava concluída. A média para o período é de 62%.
+ Rio Grande do Sul abre oficialmente a colheita da safra 2018/19
+ Colheita da soja avança 12 pontos e atinge 32% da área no RS
"O clima seco, com muito sol e baixa umidade relativa do ar, favoreceu o avanço da maturação e da colheita das lavouras", disse a Emater. Conforme a entidade, 19% das lavouras estão maduras e 10% em enchimento de grãos.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural