Skip to main content

A Frente Parlamentar Agropecuária se reuniu, nesta terça-feira (2/4) com representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (Foto: FPA)

A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) anunciou seu apoio à Reforma da Previdência e sua defesa de uma tramitação mais acelerada do projeto enviado pelo Executivo ao Congresso. Na reunião semanal desta terça-feira (2/4), em Brasília (DF), junto com representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a bancada ruralista apresentou o que foi divulgado como sua posição final a respeito da proposta.

“Vamos fazer o melhor possível, mas vamos aprovar a reforma da previdência”, afirmou o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), de acordo com o divulgado pela assessoria do colegiado.

Ainda conforme a FPA, Moreira reconheceu que pode haver discordância em relação ao texto enviado pelo governo. Mencionou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as mudanças na aposentadoria rural. E acrescentou que não seria surpresa se houvesse modificações do projeto no Congresso Nacional.

+ Entidades do agro divulgam carta de apoio à Reforma da Previdência
+ Brasil está pronto para conversar com árabes, diz porta-voz

Em relação à previdência rural, o texto manteve a idade mínima de 60 anos para aposentadoria do homem e elevou de 55 para 60 a idade mínima para a mulher do campo se aposentar. O tempo de contribuição para a previdência por parte dos trabalhadores rurais foi aumentado de 15 para 20 anos.

“O impacto financeiro deste processo não é tão grande assim, então nós podemos discutir tecnicamente para encontrar saída”, disse Moreira, ainda conforme divulgado pela FPA.

Segundo vice-presidente da Frente, o deputado Evair Melo (PV-ES), afirmou que a orientação é manter a regra atual, com idade mínima de 55 anos para mulheres e 60 para homens. Na visão do parlamentar, é preciso achar um mecanismo de combate a fraudes na aposentadoria rural.

“Infelizmente, muitas pessoas se aproveitaram da fragilidade da legislação e fraudou a aposentadoria rural. Isso está tirando o dinheiro de quem estava no campo. Agricultura é um negócio a céu aberto, agricultor não tem contracheque”, disse Melo, conforme a FPA.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply