Skip to main content

As imagens serão obtidas pelos satélites Landsat-8 e Sentinel-2 (Foto: Getty Images)

 

A Embrapa Territorial dará início, neste ano, ao projeto de “Mapeamento de níveis de degradação de pastagens do bioma Cerrado por meio de geotecnologias”, que trará avanços na precisão de informações disponíveis hoje no Brasil.

O mapeamento contará com a utilização de imagens de satélites com resolução de 30 e 10 metros da superfície, com o trabalho de campo para ajustes e validação dos modelos. Outra inovação nos dados gerados será a partir da diferenciação dos níveis de degradação por meio de sensoriamento remoto. As imagens serão obtidas pelos satélites Landsat-8 e Sentinel-2.

+ Cientistas alertam para urgência em criação de política de proteção de polinizadores 
+ Nova tecnologia para pastagem garante controle extremo de plantas daninhas

O projeto irá mapear e analisar pastagens localizadas em áreas de Cerrado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins. A unidade da Embrapa responsável pelo projeto formará ainda uma rede de parcerias com as unidades Agrossilvipastoril, Gado de Corte, Informática Agropecuária e Pesca e Aquicultura).

O produto final do trabalho será apresentado à sociedade em mapas com um panorama do estado de conservação das pastagens e de um sistema de informações geográficas online (webgis). Além disso, deve ser desenvolvido um método sólido de mapeamento por sensoriamento remoto, que possa ser reaplicado para o monitoramento da evolução das condições das pastagens a baixo custo.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply