Skip to main content

Em casos de grande presença de cochonilhas, deve-se podar e destruir as partes atacadas (Foto: Pixabay/Jackmac34/Creative Commons)

 

Meu pé de manjericão está cheio dessa praga. O que fazer?
Anna Lucia, via Facebook

(Foto: Anna Lucia/Arquivo Pessoal)

O pé de manjericão está sob ataque severo de cochonilhas, pequenos insetos que possuem carapaça com aspecto de escama de cor marrom. Pertencem ao grupo dos hemípteros, juntamente com as cigarras, moscas-brancas e pulgões, e fazem parte da família Coccidae. Aderem firmemente às folhas e ramos para sugar a seiva das plantas, e excretam um líquido açucarado, criando um substrato ideal para o crescimento de fungos, que formam uma camada preta chamada de fumagina. Atraídas pela secreção doce, as formigas negras protegem as cochonilhas da ação de seus inimigos naturais, como as joaninhas e vespas. Plantas com excesso de nutrientes fornecidos pela adubação, principalmente nitrogênio, favorecem o desenvolvimento da praga e sua proliferação. Em casos de grande presença de cochonilhas, deve-se podar e destruir as partes atacadas, ou limpar as folhas e ramos com uma escova ou esponja. Em seguida, aplique na planta uma emulsão de sabão de coco ou detergente neutro e, então, pulverize com solução de óleo mineral a 1% nas horas mais frescas do dia. Como alternativa, use óleo de nim com sabão de coco diluídos em água. Repita o procedimento a cada três dias até o controle total.

+ Como plantar manjericão
+ Saiba por que pequenas mudas de manjericão não precisam ser cortadas
+ Proteja as folhas de manjericão das cigarrinhas

CONSULTOR: JORGE ANDERSON GUIMARÃES, pesquisador da área de entomologia da Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília/Anápolis, BR 060, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply