Skip to main content

Manutenção do pasto em boas condições é prioridade do pecuarista. As plantas daninhas são ameaças ao sistema produtivo e, a longo prazo, podem comprometer a alimentação do gado (Foto: Getty Images)

 

Já existe uma forma de evitar a reforma do pasto, quando as plantas daninhas tomam o controle da área, trazendo prejuízos ao pecuarista. Para manutenção da área, o controle de plantas daninhas é uma prática decisiva para o sucesso no aumento de produtividade na fazenda. E é fundamental dentro de manejo de controle em que o método utilizado elimine as plantas daninhas sem prejudicar a produtividade das pastagens. A Tecnologia XT, lançada pela Corteva Agriscienc, é uma família de herbicidas que elimina até 80% das plantas mais tolerantes. Essa solução, desenvolvida depois de oito anos de pesquisa e testes bem-sucedidos, é comercializada no Brasil desde setembro do ano passado.

“O diferencial dessa tecnologia é que, por meio dela, são combatidas plantas daninhas de diferentes susceptibilidades: do mais simples controle ao mais complexo. Entre as plantas mais resistentes estão pata–de-vaca, aroeirinha, cumbuquinha e cipós. Esse amplo combate é algo inovador para o segmento de pastagem. Até então, os métodos de controle para plantas daninhas de difícil controle eram ineficientes, com baixo controle efetivo e baixo custo-benefício, quando comparados com a tecnologia XT. O efeito da tecnologia, que traz uma formulação inovadora, vem para facilitar e dar mais segurança para aqueles que fazem o manejo de controle de plantas invasoras na fazenda”, diz Paulo Pimentel, gerente de Marketing de Pastagem da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont.

Ao adotar a Tecnologia XT, o pecuarista elimina as plantas daninhas e, em até 60 dias, obtém um pasto em boas condições. “O efeito desse herbicida, que conta com uma fórmula exclusiva que combina três moléculas, é imediato, com a eliminação da quase totalidade das plantas daninhas. A recuperação das plantas forrageiras vem na sequência, mas leva naturalmente tempo maior. Ao eliminar a competição com a planta daninha, o capim, por exemplo, passa a ter as condições propícias para se desenvolver”, explica Neivaldo Cáceres, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento para Pastagem da Corteva Agriscience.

Entre as outras vantagens do herbicida estão o fato de ser inodoro e também de possuir faixa toxicológica verde. Essa classificação, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atesta sua baixa toxicidade. São quatro classificações; a verde representa o risco mais baixo para a saúde de quem o manuseia.

Destaca-se ainda a possibilidade de aplicação foliar em área total, o que simplifica o processo e possibilita que menos trabalhadores sejam envolvidos. “Como as características do produto permitem esse tipo de aplicação, há um ganho em termos de rendimento, já que o herbicida pode ser aplicado por meio do avião ou do trator, o que resulta em melhor aproveitamento. Os funcionários também podem ser usados de forma mais produtiva, já que o pecuarista não precisa escalá-los para fazer a aplicação manualmente”, diz Cáceres.

Quer mais dicas para um pasto saudável? A Corteva lançou o perfil @PastoExtraordinário no Instagram e Facebook, e o site Pasto Extraordinário (www.pastoextraordinario.com.br). Acesse.

ATENÇÃO: Este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente; uso agrícola; venda sob receituário agronômico; consulte sempre um agrônomo; informe-se e realize o manejo integrado de pragas; descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos; leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita; e utilize os equipamentos de proteção individual.
Source: Rural

Leave a Reply