Skip to main content

As atualizações incluíram alta de 4% (2,7 milhões de toneladas) na produção de milho na União Europeia (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A consultoria francesa Stratégie Grains elevou em 11,4% sua estimativa para a produção de grãos da Europa na safra 2019/2020, em relatório mensal divulgado nesta quinta-feira (17/01). A consultoria aumentou sua perspectiva em 32 milhões toneladas, de 279 milhões de toneladas para 311 milhões de toneladas.

"Com a expansão da área plantada de cereais de inverno e a recuperação potencial após a seca de 2018, a produção de grãos da União Europeia (UE) deverá se recuperar rapidamente em 2019", disse a consultoria.

As atualizações incluíram alta de 4% (2,7 milhões de toneladas) na produção de milho, de 60,2 milhões de toneladas para 62,9 milhões de toneladas. A estimativa para produção de trigo soft foi revisada para cima em 15,7% (20 milhões de toneladas), para 147 milhões de toneladas, ante 127 milhões de toneladas.

Enquanto a estimativa para colheita de trigo duro foi cortada em 5,8% (500 mil toneladas), de 8,6 milhões de toneladas para 8,1 milhões de toneladas. No entanto, a consultoria pondera que o alto potencial de consumo do cereal para ração animal tende a compensar parcialmente esse incremento da oferta. 

+ Processamento de cacau ne Europa cresce 4,2% no último semestre de 2018

+ União Europeia se torna importador líquido de grãos

A consultoria elevou também a projeção para a safra de cevada em 10% (5,6 milhões de toneladas), para 61,5 milhões de toneladas, ante 55,9 milhões de toneladas na revisão anterior. A Stratégie estima ainda um incremento de 29% (1,9 milhão de toneladas) na produção de centeio, de 6,3 milhões de toneladas para 8,2 milhões de toneladas.

Outros grãos serão responsáveis por 23,2 milhões de toneladas do total da safra, volume 10% superior ao registrado na temporada passada.Na análise da Stratégie, o mercado europeu de grãos seguirá monitorando as atualizações quanto ao Brexit, sendo esta uma das principais variáveis para a precificação dos cereais nas próximas semanas.

A consultoria manteve o Reino Unido dentro das suas previsões para o bloco europeu, em virtude das indefinições quanto à sua saída ou não da UE.A Stratégie manteve inalterada a previsão de colheita 2018/19 em 279 milhões de toneladas de cereais. Fonte: Dow Jones Newswires

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis
Source: Rural

Leave a Reply