Skip to main content

O levantamento mostrou que o IIPR no RS, que mede a variação dos preços que os produtores de arroz recebem, acumulou alta de 14,48%  (Foto: Marcelo Curia)

 

O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) do Rio Grande do Sul, medido pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) registrou inflação de 9,87% no acumulado de 2018. Em dezembro, o IICP apresentou queda de 0,86%. Segundo a Farsul, a alta de longo prazo foi estimulada pela elevação da taxa de câmbio, que avançou 15% em relação ao ano anterior. A variação cambial reflete, especialmente, no custo com fertilizantes.

O IICP, que mede os custos de produção, teve alta significativamente maior do que a inflação geral, medida pelo IPCA, que teve aumento acumulado de 3,75% no ano.O levantamento apontou também que o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) no mesmo Estado, que mede a variação dos preços que os produtores recebem, acumulou alta de 14,48% no ano.

+ Produção de arroz no RS deve cair 11% na safra 2018/2019

+ RS lidera produção de arroz orgânico no Brasil

Na comparação com o IPCA, nota-se o deslocamento entre os dois indicadores, o que, segundo a Farsul, comprova que não há relação direta entre os preços pagos pelos alimentos no campo e no supermercado. Enquanto o IIPR acumulou crescimento desde março de 2018, o IPCA Alimentos teve sua primeira elevação somente em junho, após meses de quedas consecutivas. Em compensação, em dezembro o IIPR apresentou redução de 2,3%. O declínio é atribuído pela Farsul à desvalorização dos principais grãos no mercado internacional, diante da expectativa de maiores estoques mundiais para a próxima safra.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply