Skip to main content

Formigueiro de formiga lava-pés (Foto: Alex Wild/ University of Texas/Insects Unlocked/Wikimedia Commons)

 

Será que a presença de formigas lava-pés é o motivo de uma parte do gramado secar, enquanto outra mantém as folhas verdes?
Vinicius Sousa, de Contagem (MG)

(Foto: Vinicius Sousa/Arquivo Pessoaç)

A imagem indica que a parte seca do gramado é consequência da circulação das formigas lava-pés. Do gênero Solenopsis, elas são muito agressivas, inclusive com ataques a seres humanos e animais. Por isso, são conhecidas como formiga de fogo. Para o controle em gramado, recomendam-se soluções alternativas a fim de evitar a contaminação de pessoas e animais domésticos. Como sugestão, é indicado uso de vinagre com bicarbonato de sódio nos olheiros dos formigueiros.

+ Confira como fazer um porta-isca para formigas
+ Saiba quais inseticidas são usados para combater formigas cortadeiras
+ GR Responde: Como proteger o plantio do ataque de formigas?

CONSULTOR: SÉRGIO BRÁS REGINA, coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Av. Raja Gabaglia, 1626, Gutierrez, Belo Horizonte (MG), CEP 30441-194, tel. (31) 3349-8001

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply