Expectativa é de que a China volte a comprar volumes maiores de soja dos Estados Unidos (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)
O preço da soja vem acentuando sua trajetória de queda neste mês. A referência medida pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base no Porto de Paranaguá (PR), acumulou desvalorização de 5,19% até a última sexta-feira (11/1), com a saca cotada a R$ 76,01.
De acordo com os pesquisadores, um dos motivos é a queda do dólar, que torna a soja brasileira menos competitiva no mercado internacional. Outro, é a retração dos compradores, em função do calendário de safra do Brasil.
+ Importação de soja na China recua 8% no acumulado de 2018
+ Plantio de soja atinge 96,1% da área na Argentina, diz bolsa
“Com expectativas de que a China volte a comprar maiores volumes de soja dos Estados Unidos, compradores domésticos seguem retraídos, também no aguardo da maior oferta da nova safra brasileira”, diz o Cepea, em nota, nesta segunda-feira (14/1).
O indicador medido pelo Cepea com base na média dos negócios no Paraná recuou 4,24% neste mês. Na sexta-feira (11/1), a saca foi cotada a R$ 70,96.
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural