Skip to main content

Ministério da Agricultura afirma que intenção com as novas normas é dar mais transparência ao comércio de camarão e lagosta (Foto: Creative Commons/Jacqueline Macou)

O Ministério da Agricultura (Mapa) abriu duas consultas públicas sobre identidade e qualidade do camarão e da lagosta, com prazo de 90 dias para recebimento de propostas. Em nota, a pasta informa que as normas serão elaboradas pela Comissão de Normas Técnicas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

“Os regulamentos vêm sendo elaborados entre o setor produtivo e governamental, sempre se baseando em referências de qualidade e identidade internacionais, adequadas à realidade e às espécies brasileiras ou encontradas no mercado nacional”, informa a nota.

No camarão, as normas deverão valer para o fresco, resfriado, congelado e descongelado, parcialmente cozido e cozido. Na lagosta, valerão para o produto fresco e congelado.

+ Pescadores pegam peixe incomum de 1,50 metro e 80 quilos na Amazônia
+ Pesca fantasma ameaça quase 70 mil animais marinhos por dia no Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, aprovações de rótulos e de produtos serão simplificadas. A pasta avalia que o comércio dos produtos será mais “leal”, já que estarão definidos padrões mínimos. Para os consumidores, a intenção é proporcionar maior clareza na compra dos produtos.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply