Skip to main content

"É uma questão de quando, não de se", disse o premiê israelense sobre a transferência da embaixada brasileira no país de Tel Aviv para Jerusalém (Foto: Agência Brasil)

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse, neste domingo (30/12), que a embaixada brasileira no país será transferida de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo do que fizeram os Estados Unidos. Em um encontro com representantes da comunidade judaica, no Rio de Janeiro, o político disse que a transferência de local é uma questão de tempo.

“Bolsonaro me disse que era uma questão de quando, não de se ele vai transferir a embaixada para Jerusalém, disse, de acordo com o publicado pelo portal G1. O premiê está no Brasil para participar da cerimônia de posse de Bolsonaro e se reuniu na última sexta-feura (28/12) com o presidente eleito.

A mudança da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém seria um dos principais sinais de aproximação entre Brasil e Israel no governo Bolsonaro, que toma posse nesta terça-feira (1/1). O presidente eleito chegou a falar no assunto durante a campanha, mas, posteriormente, retrocedeu, dizendo mais de uma vez que a questão ainda não estava decidida.

+ Agricultura deve estar na pauta de cooperação entre Brasil e Israel
+ Tel Aviv ou Jerusalém? A embaixada e o comércio do Brasil com árabes e israelenses

A ideia da transferência gerou polêmica, especialmente em relação ao futuro das relações com os países árabes. Entre especialistas e representantes do agronegócio brasileiro, há o temor de que o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel possa provocar reações negativas no mundo árabe, importante mercado, por exemplo, para as carnes do Brasil.

No início de novembro, o governo do Egito chegou a cancelar a visita de uma missão comercial do Brasil, liderada pelo chanceler Aloysio Nunes Ferreira, que transmitirá o cargo a Ernesto Araújo na terça-feira. A decisão, tomada dias depois de uma declaração de Jair Bolsonaro sobre as relações com Israel.

Oficialmente, o governo egípcio alegou problemas de agenda de autoridades locais para cancelar a missão. Mas a decisão foi vista como um sinal de como seria a reação no mundo árabe a uma aproximação maior entre brasileiros e israelenses.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply