(Foto: Marcio Lima/Ed. Globo)
O que está acontecendo com meu coqueiro?
Michel Campos, via Facebook
(Foto: Michel Campos/Arquivo Pessoal)
Plantado em regiões onde há baixa radiação solar, períodos prolongados de seca e quedas bruscas de temperaturas, o coqueiro tende a perder flores e frutos novos além da taxa natural de abortamento da cultura. Muitas vezes, em fases de estresse da planta, ocorre a emissão de um número excessivo de flores femininas, o que faz com que muitas delas não sejam fecundadas, resultando em abortos. Adquirem coloração marrom-escura, secam e ficam presas na inflorescência. Como se trata de um problema climático local, pouco pode ser feito para evitar os danos na fruteira. Entretanto, os efeitos danosos podem ser amenizados mantendo as plantas bem nutridas e irrigadas.
CONSULTORA: JOANA MARIA SANTOS FERREIRA, pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Jardins, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju (SE), tel. (79) 4009-1344, www.embrapa.br/fale-conosco
Leia também:
>> Coco: veja dicas de como cuidar do coqueiro
>> Como combater o ácaro-da-mancha-anelar no coqueiro?
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural