Galinhas poedeiras criadas livres de gaiolas na Vila Yamaguichi, em Jaguariúna (SP) (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)
Nas eleições norte-americanas realizadas na última terça-feira, 61% dos eleitores que foram às urnas no Estado da Califórnia aprovaram uma lei que estabelece que galinhas, porcos e bezerros criados pela indústria de alimentos devem viver em um espaço adequado.
Segundo a chamada Proposição 12, as galinhas poedeiras do Estado precisarão ter pelo menos 30 centímetros de espaço livre em gaiolas, acesso a postes de arranhamento, ninhos e poleiros. Já os bezerros criados para a produção de vitela devem viver em 13 metros quadrados, enquanto os porcos deverão viver em um espaço mínimo de sete metros quadrados.
A medida que melhora as condições de confinamento e promove o bem-estar animal foi iniciativa de uma coalizão de mais de 600 médicos e clínicas veterinárias, fazendas familiares, abrigos para animais, organizações de trabalhadores rurais, grupos de segurança alimentar e organizações de proteção animal.
>> Bois jogam bola em fazenda que trabalha com bem-estar animal
"Os eleitores da Califórnia enviaram uma mensagem rejeitando o confinamento cruel em jaulas feito pela indústria da carne e dos ovos", afirma o presidente e CEO da Humane Society dos Estados Unidos, Kitty Block. "Graças à parceria de diversas entidades e ao trabalho voluntário de milhares de pessoas, esses animais não viverão mais trancados miseravelmente em gaiolas minúsculas durante suas vidas inteiras".
O texto determina que, além da indústria ser punida caso não obedeça as exigências, os Departamentos de Alimento e Agricultura e Saúde Pública também sofrerão punições, caso não fiscalizem os estabelecimentos de criação.
As exigências deverão ser obedecidas não apenas por produtores rurais locais, mas também de outros Estados e países que vendem seus produtos para a Califórnia. Desde 2015, os criadores precisam garantir que as galinhas confinadas expressem seus comportamentos naturais como abrir as asas, ciscar e se movimentar.
>> Carrefour vai vender ovos de galinhas livres de gaiolas a partir de 2028
Agora, a legislação prevê que os criadores têm até o início de 2020 para fornecer os espaços determinados para o confinamento dos animais. Até 2022, as galinhas precisam ser criadas livres de gaiolas no Estado.
>> Siga a Globo Rural no Instagram
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural