A maior produtividade no segmento leiteiro é a da Região Sul (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A produção brasileira de leite totalizou 33,5 bilhões de litros em 2017, uma queda de 0,5% em relação ao ano anterior. Os dados são do levantamento Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgado nesta quinta-feira (27/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As Regiões Sul (com 35,7% de participação) e Sudeste (34,2%) lideram a produção nacional. O Sudeste tem o maior rebanho de vacas ordenhadas: 30,4% do total de 17,1 milhões existentes no Brasil. A maior produtividade, porém, é a da Região Sul, com uma média de 3.284 litros por vaca ao ano, por isso lidera o ranking de produção de leite desde 2015.
A produtividade média da Região Sudeste foi de 2.209 litros por vaca ao ano. A média nacional ficou em 1.963 litros por vaca em 2017, um crescimento de 14,7% em relação a 2016. O município com a maior produtividade de leite foi Araras, em São Paulo, seguido por Carambeí e Castro, ambos no Paraná.
Minas Gerais é o principal Estado produtor de leite no Brasil, com o maior efetivo também de vacas ordenhadas, responsável por 26,6% da produção e 20,0% do total de animais de ordenha. O município de Castro liderou o ranking de produção em 2017, com 264,0 milhões de litros, uma diferença de mais de 70 milhões de litros para o segundo colocado, Patos de Minas, que produziu 191,3 milhões de litros de leite.
Leia também:
>> Preço pago ao produtor de leite gaúcho cai 3,78% em setembro
>> Preço ao produtor de leite sobe pelo 7º mês consecutivo, segundo Scot
O preço médio nacional foi de R$ 1,1 por litro de leite em 2017, uma queda de 5,6% em relação a 2016, quando tinha alcançado o maior valor da série histórica em virtude de uma queda na produção e do aumento da demanda industrial. A atividade leiteira gerou um valor de produção de R$ 37,1 bilhões no ano passado.
O IBGE informa que a diferença entre o total de leite produzido no Brasil, apurado pela PPM, e a quantidade de leite cru adquirida pelos laticínios sob inspeção sanitária (24,3 bilhões de litros), obtida pela Pesquisa Trimestral do Leite, reflete a produção nacional de leite que não passou pela indústria formal. A parcela da produção de leite que foi captada pela indústria e passou por fiscalização no ano passado correspondeu a 72,7% do total produzido.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural