Skip to main content

Exemplar da raça angus em fértil pastagem do Rio Grande do Sul (Foto: Gabriel Olivera/Agência El Campo/Divulgação)

A raça aberdeen angus segue líder da venda de sêmen do Brasil com a comercialização de 3.853.398 doses em 2017. Os dados foram divulgados ontem, dia 26, pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Ao todo, foram comercializadas 8,071 milhões de doses entre todas as a raças no país, o que coloca a Angus com representatividade significativos 48% do mercado. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, os dados consolidam a força da raça no rebanho brasileiro e, principalmente, a expansão de seu uso no cruzamento industrial no Brasil Central. “A raça Angus vem mostrando sua força como ferramenta de lucratividade dentro e fora da porteira.”

Os números têm dado razão ao dirigente.

Sobre o mercado de sêmen em 2018, a Asbia divulgou que o primeiro semestre fechou com 9% de aumento nas vendas gerais de sêmen, em comparação ao mesmo período de 2017. Foram comercializadas 5,107 milhões contra 4.686 milhões do mesmo período do ano anterior. A maior elevação foi registrada nas raças de corte, com 2.937.480 doses vendidas, aumento de 14,2%. A entidade não divulgou dados por raça neste levantamento parcial.

Leia também:
>> Casa Branca vende angus, brahman e simental em leilão
>> Angus se destaca na produção de carne certificada no Brasil

“Já prevíamos um aquecimento do mercado em 2018, mas, no corte, ficou acima do esperado. Como no corte as maiores vendas são registradas nos meses que antecedem a estação de monta, entre agosto e outubro, esperamos fechar o ano acima do acanhado crescimento de 0,6% registrado em 2017”, avalia o presidente da Asbia, Sérgio Saud.

Brahman terá carne certificada

Tenho escrito bastante sobre o tema. O mercado de carne gourmet tem crescido muito e de forma consistente no Brasil. Agora é a raça brahman que está prestes a ganhar o mercado de carnes nobres. Tudo começa com o lançamento do selo Carne Brahman amanhã (28/9), durante a 14ª ExpoBrahman, que faz parte da programação da Expoinel 2018, em Uberaba.

O projeto é da Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) em parceria com a paulista VPJ Alimentos, e o objetivo é produzir e certificar carne de qualidade única para os mais exigentes mercados, conforme eles anunciaram.

O lançamento do selo será na Casa do Brahman, às 18 horas.

“Será um momento muito importante para o brahman brasileiro, que agora poderá ter sua qualidade de carne certificada, assim como já é feito no mundo inteiro”, afirma Paulo Sérgio Scatolin, presidente da ACBB.

“A VPJ está desenvolvendo um programa de produção de animais brahman cruzados com meio-sangue (angus x nelore) que resultará no Brahman Beef, uma carne saborosa”, afirma Valdomiro Poliselli Júnior, presidente do Grupo VPJ.

Aqui já houve até abate

 

E nesse caso já houve até abate de animais No dia 24 último, segunda-feira, o Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), entidade sediada no Rio Grande do Sul, deu mais um importante passo no mercado da carne de qualidade.

Realizou o primeiro abate certificado no novo frigorífico parceiro, o Cowpig, localizado em Boituva/SP.  Foram  38 animais hereford e braford das fazendas paulistas Palmares e São Roque com idade entre 0 e 2 dentes, acabamento de gordura uniforme (grau 4) e peso médio de carcaça de 226 kg, informa a associação.

A entidade divulgou: “Trata-se de uma parceria importante para a ABHB, uma vez que irá alcançar um número maior de consumidores que buscam a qualidade da carne certificada. Além disso, com essa nova parceria, um número maior de produtores poderá participar do programa, recebendo bonificações sobre o preço de balcão pago pelo frigorífico em São Paulo.”

Leiteira girolanda estreia na ExpoZebu 2019

Pela primeira vez na história, a ExpoZebu, considerada a maior exposição de zebuínos do mundo, terá a participação da raça girolando. Agendada para o período de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a 85ª edição da ExpoZebu terá em sua programação julgamento, torneio leiteiro e leilão de girolando. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, participou nesta quinta-feira (27/9) de reunião na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para definir detalhes da estreia da raça. “Será uma quebra de paradigma na história do Girolando. A expectativa é que com a participação na ExpoZebu possamos colocar a raça ainda mais no foco dos pecuaristas brasileiros e internacionais”, diz o presidente Luiz Carlos Rodrigues.

Na ExpoZebu deste ano de 2018 eu já havia registrado a proposta de seus organizadores de estimular e aumentar a participação do gado de leite na tradicionalíssima exposição de corte.

Tabapuã na Expo Rio Preto

 
Base FIV da Gê e Barca FIV da Gê, que já receberam prêmios na Expozebu e entraram para a história da raça Tabapuã quando 50% da propriedade de cada uma foi vendida por valores recordes, estarão, de 10 a 14 de outubro, na Expo Rio Preto em São José do Rio Preto (SP).

As fêmeas pertencem a fazenda Tabapuã da Gê 05, de propriedade de Gerusa e João Trivelato Neto, de Mato Grosso do Sul.

Base FIV da Gê é filha de Tarolo de TAB com Troiana de TAB. Barca FIV da Gê é filha de Radiado FIV de Tabapuã e Palas FIV de Tabapuã. São animais consagrados na seleção de tabapuã.

Elas vão participar do julgamento da exposição que tem crescido bastante nos últimos anos, a de São José do Rio Preto.

Leia também:
>> Tecnologia avalia a qualidade do sêmen congelado de boi
>> Gado nelore é a estrela única da Expoinel de Uberaba

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply