Skip to main content

Rosas (Foto: Drawlio Joca/Ed. Globo)

 

Sejam plantadas no jardim ou colocadas em vasos, as flores têm a capacidade de embelezar qualquer ambiente. Além disso, algumas espécies exalam aromas que são ótimos para perfumar e deixar os lugares mais aconchegantes. Confira uma seleção de cinco espécies para deixar sua casa mais cheirosa – e aprenda a plantá-las com dicas de especialistas.

Alecrim 

Alecrim (Foto: Thinkstock)

 

Comumente utilizado em receitas culinárias, o alecrim é uma erva aromática que oferece diversos benefícios para a saúde humana, pois é rica em substâncias como pineno, cânfora, borneol e cineol. O seu aroma é bem característico e funciona como repelente a insetos, sendo uma boa cultivar a ser plantada em regiões com muitos mosquitos. As flores do alecrim podem ser rosa, azul e violeta, deixando qualquer cantinho mais charmoso. O ideal é que sejam cultivadas em locais que tenham boa incidência de luz solar. Veja como plantar alecrim. 

Camélia 

 Camélia (Foto: Raul Spinassé)

 

Rosadas, vermelhas ou brancas: as flores da camélia apresentam uma variedade de cor. Seu cheiro é sutil, ideal para quem gosta de aromas mais leves. A espécie (Camellia japonica) possui mais de 30 mil cultivares pelo mundo. Nos locais onde há sombras e temperaturas mais frias, como nos Estados do Sul e regiões serranas do Sudeste, são os mais adequados para seu cultivo. Para conservá-la, uma dica é deixar as folhas verdes e seus galhos imersos em água por alguns minutinhos (só não molhe as flores). Leia como cultivar camélia. 

Leia também: 
>> 10 flores para comer
>> Tecnologia verde controla praga nas flores

Capuchinha 

Capuchinha (Foto: Thinkstock)

 

Picante como hortaliça, as folhas da capuchinha (Tropaeolum majus L.) são ótimas para receitas. Já as flores, que podem ser laranjas, amarelas, vermelhas, rosas e cremes, são perfeitas para decoração. Também conhecida como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico, a planta tem cultivo simples e fácil. Ela é resistente à seca e consegue proteger a umidade da terra. Aprenda a plantar capuchinha. 

Jacinto 

Jacinto (Foto: Thinkstock)

 

A flor do  jacinto (Hyacinthus orientalis) pode alcançar entre 20 e 50 centímetros, então precisa de locais com um certo espaço para seu cultivo. Extremamente perfumada, a planta aromatiza naturalmente o ambiente em que está. O florescimento ocorre na primavera, principalmente nas regiões de clima mais frio – pois o bulbo da espécie passa por uma fase de dormência natural durante o inverno. Saiba como cultivar jacinto.

Rosas 

Rosas (Foto: Fernando Bumbeers/Ed. Globo)

 

Uma das flores mais conhecidas no planeta, a rosa apresenta coloração branca, vermelha, rosa e amarela. Suas pétalas podem ter diferentes formatos e exalam um perfume suave, deixando qualquer ambiente mais aconchegante. Ela pode ser plantada em todas as épocas do ano, mas é preciso que tenham terra fofa e de boa qualidade. A flor também não é muito fã de umidade, então lugares mais secos e arejados são o ideal para o cultivo. Veja como plantar rosas.

Leia também: 
>> 6 dicas para as rosas durarem mais
>> 10 flores para cultivar em casa

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply