A árvore pertence à família Annonaceae, que inclui várias espécies Foto: Flickr/Tatters/Creative Commons)
Que árvore é essa que tenho em frente da minha casa? Doces, os frutos ficam amarelo quando maduros.
Jussara Lima, de Brasilândia de Minas (MG)
Araticum de Jussara (Foto: Jussara Lima/Arquivo Pessoal)
Fonte de frutos comestíveis, a Annona rugulosa é uma planta conhecida como araticum. A árvore pertence à família Annonaceae, que inclui várias espécies cultivadas ou nativas produtoras de frutos apreciados, como as chamadas anonas, ata, fruta-do-conde, condessa, biribá, atemoia, cherimoia, entre outras. A araticum necessita de pouco sombreamento. Tem polinização realizada por uma pequena vespa, que carrega os grãos de pólen de uma planta para outra, método de reprodução que é conhecido como alogamia – são necessários dois exemplares diferentes da espécie para a produção dos frutos. Mesmo que as fruteiras sejam polinizadas manualmente, com uso de um pincel para auxiliar, por exemplo, ainda assim é preciso que o processo de troca de pólen ocorra entre duas plantas distintas.
Leia também:
>> 4 dicas para cultivar fruta-do-conde
>> Fruta-do-conde enegrecida: o que fazer?
CONSULTORES: LUÍS CARLOS BERNACCI, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (19) 3202-1650, bernacci@iac.sp.gov.br; e NELSON BARBOSA MACHADO NETO, professor doutor da área de domesticação e melhoramento de plantas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Campus II, Bloco B2, sala 201, Rod. Raposo Tavares, km 572, Limoeiro, Presidente Prudente (SP), tel. (18) 3229-2000, nbmneto@unoeste.br
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural