Skip to main content

Receita de risoto de camarão é tradicional de Santa Catarina (Foto: Jdrephotography/ Visual hunt/CC BY-ND)

 

_O camarão é um dos ingredientes marinhos mais apreciados na gastronomia mundial. Saboroso, o crustáceo é extremamente versátil e pode ser usado em várias receitas: de pratos que trazem o frescor do litoral até em massas bem cremosas, como é caso do risoto de camarão do Rancho do Turucutuco. A iguaria é tradição em Porto Belo (SC), cidade que realiza anualmente em outubro um festival culinário dedicado ao crustáceo. No evento, uma equipe do Turucutuco cozinha um risoto gigante para o público: 400 kg de camarão, 100 kg de lula, 100 kg de marisco e 300 kg de arroz. Mas, como nem todo mundo tem espaço para preparar um prato desse tamanho, eles separaram uma versão que serve, em média, quatro pessoas. Aprenda a fazer:

Leia também: 
>> Como fazer cuscuz paulistano
>> Pirão de cambira: aprenda a fazer receita tradicional e saborosa

Ingredientes:
200g de camarão
150g de lula
150g de marisco
4 xícaras de arroz
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
2 dentes de alho
½ pimentão amarelo e verde
Salsa e cebolinha verde a gosto
1 colher de colorau
½ xícara de azeite
1 colher de manteiga
Sal a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela coloque o azeite, e quando estiver quente, acrescente a cebola, o pimentão, o alho e o tomate. Após refogar os temperos, acrescente água quente, colorau e sal a gosto. Espere ferver e acrescente a lula, o marisco, o camarão e o arroz, nessa ordem. Deixe cozinhar até que o arroz esteja no ponto e acrescente manteiga para dar a cremosidade. Por último, lembre-se de salpicar a cebolinha verde e a salsa. Todos os passos, precisam ser feitos sempre mexendo bem, para que os ingredientes não grudem no fundo da panela.

Leia também: 
>> Como criar camarão-de-água-doce
>> Como criar camarão-de-salmoura

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply