Skip to main content

Parte da varanda do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, em Piracicaba, é dedicado a contar a história da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Por consequência, os cômodos do sobrado que tem cerca de 1.000 metros quadrados contam, também, a história das ciências agrárias, do café, e do fundador da escola, Luiz de Queiroz.

Entre as peças do acervo, estão equipamentos que costumavam ser usados nas aulas da Escola como balanças, microscópios e calculadores, além de documentos e fotos históricas. 

Fundada em 1901, a Esalq foi integrada à Univerisade de São Paulo na década de 1930. O Museu foi fundado em 1984 e ocupa o espaço atual desde 1990. Confira, abaixo, as fotos do local. A história do Museu, contada por seu coordenador, você lê aqui. 

O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz. O casarão foi construído na década de 1940 com o intuito de ser a residência dos diretores da Esalq. Em 1990, passou a abrigar o acervo do Museu (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 

 

O coordenador, Edno Dario, em um dos cômodos do Museu. A máquina prateada é um projetor de filme da década de 1930 (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Dario observa um negativo de vidro, um dos muitos registros históricos do acervo. O edifício na fotografia é o Prédio Central da Esalq. A vista da janela dá para o lago em frente ao Museu (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Miniaturas de máquinas do campo que costumavem ser utilizadas em aulas da Esalq (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Diferentes tipos de café na exposição dedicada ao grão (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Charretes utilizadas para o transporte dos professores até o casarão onde hoje fica o museu (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Um dos banheiros do espaço. Por 50 anos, o sobrado foi a residência dos diretores da Esalq (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Púlpito para dar aulas e escrivaninha que pertenceram a professores da Esalq (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo/Ed. Globo)

Todas as peças do Museu foram usadas, em algum momento, por alunos e professores da Esalq (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Miniatura de cultivadora de tração animal utilizada em sala de aula pelos professores (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Um registro da primeira missão do Museu: no início, a atribuição do espaço era conservar as fotos dos formandos (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Todas as peças do acervo foram utilizads no ensino (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Miniaturas utilizadas em sala de aula (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Despolpador na parte da exposição dedicada ao café (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

_O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz fica aberto para visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Endereço: Avenida Pádua Dias, 11, próximo ao Pavilhão de Engenharia, no campus da Esalq, em Piracicaba (SP). Confira a localização do Museu no mapa interativo da Esalq. Ele é o prédio nº 53.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply