Skip to main content

Dirceu Gassen (Foto: Divulgação/CCAS)

 

Morreu na madrugada desta segunda-feira (3/8), em Passo Fundo (RS), o professor e doutor em fisiologia de plantas Dirceu Gassen. Ele sofreu uma parada cardíaca e fazia tratamento contra um câncer. Gassen foi um dos principais pesquisadores da agricultura brasileira, publicando mais de 200 estudos sobre proteção de plantas, plantio direto e evolução no meio rural.

Gassen estudou engenharia agronômica pela Universidade de Passo Fundo, e se tornou doutor em fisiologia de plantas. O pesquisador publicou dois livros sobre pragas e controle biológico, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalhou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Leia também: 
>> Setor de bioinsumos pede mais recursos e pesquisa na Câmara
>> Famato firma parceria com universidade indiana para agricultura e inovação

Por meio da página de Gassen no Facebook, a família informou que o velório acontece no Memorial da Paz de Passo Fundo, na sala Cristal.

Em nota, o Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) lamentou o falecimento de Gassen, que era conselheiro na instituição. “O agronegócio perde hoje um de seus principais nomes. Porém, temos a convicção que os inúmeros ensinamentos deixados em sua trajetória contribuirão para muitas gerações futuras”, afirmou em nota oficial José Otávio Menten, presidente do CCAS.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply